Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

São Paulo e Corinthians calaram os críticos ao vencerem líderes do Brasileiro

As duas equipes paulistas fizeram o que ninguém acreditava que seria possível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Onze em cada dez críticos não tinham dúvida em prognosticar a vitória do então líder Inter sobre o Corinthians mesmo em Itaquera, no sábado (31).

​​​Está bem, por óbvio, a conta é mera força de expressão, mas oito especialistas do SporTV foram unânimes em não prognosticar a vitória corintiana: três optaram pelo empate —Alex Escobar, Grafite e Muricy Ramalho—, certamente por apostarem numa poderosa retranca alvinegra bem-sucedida.

Outros cinco, entre estes dois corintianos, previram a vitória colorada. Do grupo fez parte o vizinho PVC, cujos palpites sempre vão além de meros palpites, porque sempre respaldados, em seu excelente blog, por informações e análises precisas, como é de seu feitio.

Todos erraram!

Normalmente os protagonistas da surpresa desabafariam nas entrevistas pós-jogo, do presidente ao treinador, do goleiro ao ponta-esquerda, com o velho chavão em resposta aos críticos: “Calamos os críticos”.

Verdade que não houve ninguém que o fizesse, bom sinal, demonstração de humildade, talvez porque nem eles mesmos acreditassem que fosse possível.

Este que vos escreve não se eximirá: também previu vitória gaúcha e considerava o empate resultado espetacular, temeroso até de novo atropelamento como o imposto pelo Flamengo no eloquente 5 a 1 de dias atrás.

Não será menos verdade dizer que o técnico Vagner Mancini adotou a prudência ausente no confronto com os rubro-negros, embora sem abandonar alguma iniciativa e sem atuar com o time inteiro atrás da linha da bola.

Impossível não lembrar de Fábio Carille e seu estilo de jogar por uma bola, com marcação severa, atenta durante os 90 minutos —e foram mais de 100—, o tal jogo reativo.

No sábado, mais que reativo: realista.

Matheus Davó comemora o gol da vitória corintiana sobre o Internacional
Matheus Davó comemora o gol da vitória corintiana sobre o Internacional - Amanda Perobelli/Reuters

O resultado foi o que se viu: o Corinthians achou uma bola em grande jogada de Cazares e arremate perfeito de Matheus Davó.

O gol, marcado quando ainda faltavam 12 minutos para terminar o primeiro tempo, parecia ter saído muito cedo para cutucar a onça colorada, mas fato é que Cássio não precisou fazer nenhuma defesa e as chances do Inter se resumiram a perdida por Edenilson, com 14 segundos de jogo, e a salva por Gil, em jogada de Patrick, no início do segundo tempo.

Mestre Armando Nogueira sempre ensinou que fazer previsões em futebol é gesto temerário que deveríamos evitar.

A avó de Matheus, orgulhosa, assinaria embaixo.

São Paulo campeão?

Em 13 dos 17 Brasileirões disputados em pontos corridos quem chegou na frente no primeiro turno terminou com a taça nas mãos. E o São Paulo, com três jogos ainda a disputar, não só pode ser o campeão simbólico como pode terminar quatro pontos na frente de Inter e Flamengo, embora o Galo possa chegar a 38 pontos.

Os mesmos oito especialistas que foram unânimes em não apontar vitória corintiana também deixaram o São Paulo sem nenhum palpite a seu favor no jogo do Maracanã.

Foram sete indicações da vitória carioca e um empate, concessão generosa de Muricy Ramalho, talvez se fiando na estreia de Fernando Diniz no tricolor, quando arrancou surpreendente 0 a 0 contra o então time de Jorge Jesus, em 2019.

Até eu que sou mais bobo fecharia o placar em 8 a 1.

Pois erramos todos!

O São Paulo não só venceu como teve desempenho exemplar no Maracanã ao golear o Flamengo por 4 a 1, com atuação histórica de Tiago Volpi ao pegar dois pênaltis e fazer o lançamento para o quarto gol. Jogaço!

Erramos: o texto foi alterado

O gol do Corinthians contra o Internacional foi marcado após jogada de Cazares, não de Otero, como publicado inicialmente na coluna. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.