Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu
Juca Kfouri

Filme '45 do Segundo Tempo' é uma ode ao Palmeiras

Na verdade, uma declaração de amor ao futebol, à vida, ao futuro, um filmaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​"45 do Segundo Tempo" é o nome do filme dirigido por Luiz Villaça, palmeirense de sangue verde, daquelas obras de arte que provocam risos e lágrimas, porque divertem, emocionam e fazem pensar.

Villaça conseguiu a proeza de reunir três atores, Tony Ramos, Cassio Gabus Mendes e Ary França, como se formassem um trio ao estilo de Ademir da Guia, Dudu e César, para os mais velhos, ou Raphael Veiga, Dudu e Weverton para os mais moços.

Mas poderiam ser também Pelé, Coutinho e Pepe, Sócrates, Casagrande e Wladimir, ou Leônidas da Silva, Raí e Rogério Ceni, embora não seja um filme só sobre futebol.

É muito mais, porque sobre a amizade, a fé e a falta da fé, e sobre, segundo o escritor argelino Albert Camus, a única questão realmente relevante na filosofia: o suicídio.

O são-paulino Tony Ramos faz um palmeirense tão perfeito como só ele seria capaz, assim como Bruno Gagliasso fez o delegado torturador no filme "Marighella".

Tony Ramos, que vive um palmeirense no filme "45 do segundo tempo", de Luiz Villaça
Tony Ramos, que vive um palmeirense no filme "45 do segundo tempo", de Luiz Villaça - Divulgação

Também tricolor, Gabus Mendes está exuberante, ao lado de mais um tricolor, Ary França, no papel de padre corintiano que dá verdadeiro show ao tomar um porre homérico e botar em dúvida sua fé em Deus.

Se o futebol imita a vida e vice-versa, Villaça goleia ao expor quão verdadeira é a comparação.

Se não bastasse, duas atrizes excepcionais, como Denise Fraga e Louise Cardoso, pontuam como protagonistas em curtas, porém preciosas, participações especiais.

A cantina Baresi, homenagem a um dos maiores zagueiros da história do futebol, o italiano Franco Baresi, está falida, e o dono, encenado por Tony Ramos, disposto a se suicidar assim que o Palmeiras for campeão do Campeonato Brasileiro, nas derradeiras rodadas, com o Corinthians na dianteira e o Palmeiras em perseguição direta.

Gabus Mendes, no papel de muito bem-sucedido advogado, vive às voltas com o fim do casamento e atormentado por descobrir ser gay o filho único.

Denise Fraga, no papel de sua mulher, vive cena antológica ao descascar uma mexerica. Sim, uma cena antológica ao descascar uma mexerica.

O padre, virgem como têm de ser os padres, em crise de fé e disposto a perder a virgindade.

Contar mais seria estragar prazeres, e o melhor será indicar à rara leitora e ao raro leitor que não deixem ver o filme, no circuito a partir do próximo dia 12 de maio.

Mas ainda é possível dizer que os três amigos, depois de quatro décadas sem se encontrar, resolvem reviver os tempos de ginasiais do colégio Dante Alighieri e viajam para Areado, pequena cidade mineira a 343 quilômetros de São Paulo. Lá esperam reencontrar a colega de escola Soninha, papel de Louise Cardoso, certos de que a verão tão desejável como antes.

De certa forma não será exagero dizer que o filme de Vilaça fecha uma trilogia iniciada por "Boleiros", do também palmeirense Ugo Giorgetti, e continuada por "O casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto, que não torce por time nenhum nem liga para futebol.

Filmes que tornaram inesquecíveis o ator Otávio Augusto no papel de árbitro e Luis Gustavo como o pai alviverde de Julieta.

Agora, "45 do Segundo Tempo" eternizará Tony Ramos no papel de Pedro Baresi.

Giorgetti, Barreto e Villaça formam outro trio formidável nesta dura empreitada de manter alto o nível do cinema brasileiro.

O Palmeiras será campeão? Pedro Baresi se suicidará?

Dia 12 de maio num cinema perto de você

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.