Descrição de chapéu Entrevistas históricas Livros

Albert Camus falou sobre seu livro 'A Peste' à Folha em 1949

Escritor franco-argelino conquistou Nobel oito anos depois da visita ao Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre julho e agosto de 1949, o escritor franco-argelino Albert Camus percorreu o Brasil. O autor, que conquistaria o Prêmio Nobel de Literatura oito anos depois, visitou as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Porto Alegre e São Paulo.

Ao longo da viagem, conheceu nomes importantes da cultura brasileira, como Oswald de Andrade e Abdias do Nascimento, deu palestras e participou de celebrações tradicionais, como a Festa do Bom Jesus em um terreiro de candomblé de Caxias (RJ).

Em sua passagem pelo Rio, Camus conversou com a Folha. Ao longo da entrevista, analisou o período do pós-guerra, comentou a importância social do teatro e falou sobre seu romance "A Peste", publicado em 1947.

homem branco com casaco de gola olhando para o lado, sorrindo e fumando um cigarro
O escritor argelino Albert Camus, vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1957 - Reprodução

"A única maneira de unir as pessoas ainda é mandar-lhes a peste", escreveu em uma passagem deste romance, narrativa de uma epidemia na cidade de Orã, na costa argelina, que termina por dizimar metade de sua população.

O enredo de "A Peste" é costurado por temas como o medo, a morte, o isolamento. E também a coletividade, a fé e a solidariedade face à tragédia imposta por um inimigo invisível e letal.

O livro também nos lembra que, por mais que se queira, a peste não pode "chegar e partir sem que o coração dos homens seja transformado".

Sete décadas depois, em meio à pandemia do coronavírus, "A Peste" retornou às listas de mais vendidos em países da Europa. No Brasil, a editora Record apontou um aumento de 65% nas vendas do título no último mês de março.

Também autor de obras como "O Estrangeiro" (1942) e "O Homem Revoltado" (1951), Camus é conhecido como "filósofo do absurdo" por sua maneira de articular literatura e filosofia para esmiuçar as diferentes condições humanas. Ele morreu em 1960, em decorrência de um acidente de carro no interior da França.

Leia a conversa entre o escritor e a reportagem da Folha, publicada originalmente em julho de 1949. O texto é republicado agora na série Entrevistas Históricas, que integra os projetos especiais do centenário da Folha, a ser celebrado em fevereiro de 2021.

*

Estamos vivendo uma época de aproximações culturais em que os povos e as nações, através de intercâmbio de homens e ideias, procuram fortalecer as correntes que nos conduzem ao estuário comum da mais ampla compreensão humana.

A França e o Brasil, em todos os períodos e fases da história moderna, são dois países que se completam quer pelos laços de latinidade, quer pelas tendências e aspirações comuns que sempre demonstraram no processo das grandes causas universais.

Visitas mútuas

Inúmeras são as personalidades francesas que nos têm visitado ultimamente, e, por outro lado, grande tem sido a afluência de artistas e homens de cultura do Brasil que vão visitar a França. Tais visitas são direta ou indiretamente patrocinadas pelos organismos de intercâmbio cultural, o que evidencia uma compreensão segura das necessidades espirituais dos dois povos.

E não é verdade que apenas nós temos o que aprender na França. Ainda recentemente um grande historiador e sociologo francês declarava aos jornais que os europeus têm para nos dar os ensinamentos de sua vasta cultura acumulada e que nós, em troca, temos para oferecer-lhe o exemplo das nossas descobertas, realizações e audácias.

Albert Camus

E esse é mais ou menos o pensamento de Albert Camus. Mas, antes, cumpre dizer duas palavras sobre esse grande espírito da moderna França, o mais jovem de seus escritores que haja conquistado em qualquer época tão alta notoriedade em todos os centros cultos do mundo.

Camus é um escritor de aguda penetração nos fenômenos humanos e sociais. Artista da língua, psicólogo e, sobretudo, um homem que colheu na própria sustância da vida o material de sua obra literária.

Teatrólogo e, principalmente, romancista, tornou-se mundialmente conhecido com o seu romance "A Peste", que foi interpretado como mensagem, a mais profunda, nascida das inquietações da nossa época ainda pesada de apreensões e angústias.

Pessoalmente, Camus é um espírito transbordante de jovialidade, profundamente cavalheiro, cheio de humor, mas daquele humor muito francês que faz o parisiense o mais cordial e o mais comunicativo dos homens. Tivemos essa impressão logo ao primeiro contato, quando nos recebeu, ontem [ ], na Embaixada da França, no bairro do Flamengo.

Foi Camus, aliás, quem iniciou a entrevista conosco mostrando-se deslumbrado e curioso com as belezas do Rio.

A paz do presente

Só depois de atendermos às suas interpelações foi que encontramos uma oportunidade de perguntar-lhe sobre o que pensava sobre a atualidade do mundo. Disse-nos o escritor:

"Não me preocupo muito com o futuro da humanidade; o que me interessa é a gente que vive hoje —seus filhos— para os quais me sinto pleno de ternura. É a conservação de suas vidas que tem significação para mim e me faz desejar a paz. Mas não esperamos encontrá-la entre os nossos presentes de ano novo.

Cada um de nós, num esforço pessoal, através da prática diária de boas ações e pensamentos sadios, formando uma espécie de corrente protetora, forneceremos à geração contemporânea boas parcelas de cooperação.

Descuidos e deslizes e eis, novamente, a quebrar a harmonia do universo, o rugir apavorante da guerra.

Não poderemos nos quedar alheios e distraídos. Nem o momento comporta atitudes de indiferença. Não durmamos, pois, que a paz será uma realidade, ela que, agora, não passa de uma promessa."

'A Peste'

O romance de Camus de maior sucesso universal é, sem dúvida, "A Peste". Parece ter o sentido de uma mensagem pessoal sobre problemas de profunda expressão humana. Portanto, perguntamos-lhe se esse livro significava a sua crença na humanidade.

Depois de outras considerações o escritor frisou:

"Sim. Creio muito na humanidade —creio nos homens— mas com uma crença um tanto relativa. Nesse sentido, aliás, escrevi 'A Peste', que penso não ser uma expressão desalentada sobre o futuro."

Raul Julia em cena do filme "A Peste", dirigido por Luis Puenzo e baseado no livro de Camus - Divulgação

Elogio a um poeta

Passou Camus a falar sobre arte e os artistas da atualidade. Referiu-se a vários nomes, alguns quase desconhecidos no Brasil. Citou, com grande entusiasmo e ternura, a obra de um poeta francês —"um homem rude dos campos"— dizendo que a sua poesia surrealista é de tal forma grandiosa que se coloca, a seu ver, entre os maiores nomes da arte poética de todos os tempos. Este poeta é René Charles.

Insistimos com ele para que citasse outros nomes de sua preferência nos domínios da arte. Disse-nos, então, o autor de "O Mal-entendido":

"Os maiores artistas são aqueles de quem não se fala —os obscuros, os que realmente vivem para sua própria arte."

Paris e Rio

Passando a falar sobre o Rio, Camus revela-nos logo estar profundamente tocado, na sua sensibilidade, pela colorida beleza de nossa natureza tropical.

"Talvez porque também tenha nascido nos trópicos, na África Francesa, misteriosa e profunda. Um sentimento telúrico parece identificar-me com o Brasil! Gostaria de compreender a gente brasileira mais na intimidade, penetrar na alma do povo, sentir as suas aspirações e passear pela grande geografia do país."

Manifestou, então, curiosidade pelo Amazonas, dizendo que gostaria de "beber na água da fonte e conhecer o povo em sua expressão de pureza essencial".

E depois, num feliz paralelo, expressou o seu pensamento sobre as duas capitais frisando:

"Paris é uma composição artística, e o Rio, uma criação da natureza. É a mesma diferença que existe entre um manequim encantador e uma camponesa plena de graça natural. Pessoalmente sempre me senti encantado pelas jovens do campo."

A palestra tomou o rumo do teatro e após interessantes comentários sobre o teatro moderno, Albert Camus considerou:

"Deve haver uma função social no teatro. Grande parece ser sua influência sobre a mentalidade do povo, pois os governos às vezes chegam ao ponto de interditar peças. Quanto ao cinema, ele poderia ser um maravilhoso instrumento de educação.

No entanto, tornou-se um empresa que vem embrutecendo a inteligência internacional. Deve-se isso ao fato de antes de fazer arte, os produtores e exibidores se preocupam exclusivamente em ganhar dinheiro. O conceito de moral que se pode extrair dessa opinião é que a arte não pode subsistir onde predomina exclusivamente o interesse monetário."


Camus é esportivo e jovial. Parece ter adotado com harmonia, para si mesmo, o velho provérbio latino —mens sana in corpore sano [mente sã em corpo são]. Falamos-lhe de esportes. E foi com grande satisfação que ouvimos o filósofo dizer:

"Os intelectuais têm grande necessidade de praticar esportes e os esportistas não perderão nada em se ocupando das coisas da inteligência. Todos, assim, estarão contentes."

Informou-nos também que é entusiasta do futebol e da natação.

Este texto faz parte da série Entrevistas Históricas, que lembra conversas marcantes publicadas pela Folha.

Entrevistas Históricas

Relembre conversas marcantes publicadas pela Folha

  1. Proibidos de usar gravador, repórteres da Folha provocaram ira de Figueiredo com entrevista

  2. Entrevista de Roberto Jefferson à Folha revelou o esquema do mensalão

  3. Darcy Ribeiro falou com a Folha depois de fugir do hospital

  4. Em 1989, prefeito socialista Sanders disse à Folha querer criar 3º maior partido dos EUA

  5. Tancredo defendeu 'poderosa aliança democrática' em entrevista à Folha em 1978

  6. 'Fiquei com crise de Mulher Maravilha', disse Elis Regina à Folha em 1979

  7. 'Precisamos resistir ao novo colonialismo', disse general que venceu a guerra do Vietnã à Folha

  8. Albert Camus falou sobre seu livro 'A Peste' à Folha em 1949

  9. Nelson Rodrigues disse à Folha como assassinato do irmão influenciou seu teatro

  10. 'Projeto norte-americano está falindo', disse Hobsbawm à Folha em 2007

  11. Quino, criador de Mafalda, disse à Folha que humoristas estavam em extinção

  12. Após 15 anos no exílio, Paulo Freire concedeu à Folha sua primeira entrevista

  13. 'Ameaça ao meio ambiente é o mais grave desafio', disse Gorbatchov à Folha

  14. Kennedy defendeu aumento do 'esforço científico' em entrevista à Folha em 1960

  15. Abdias defendeu organização baseada nos quilombos em entrevista à Folha em 1981

  16. Muro de Berlim estava 'caindo na minha cabeça', disse Jorge Amado à Folha

  17. 'Não existe perigo maior que a idolatria da segurança nacional', disse dom Hélder à Folha em 1978

  18. Fundador do Butantan, Vital Brazil defendeu vacina obrigatória contra tifo à Folha

  19. 'Poder militar é a única força organizada no Brasil', disse Prestes à Folha em 1986

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.