Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

No Paraná, uma partida para enlouquecer Abel Ferreira

Palmeiras foi prejudicado contra Athletico, e uma ótima vitória virou empate frustrante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para sorte de Abel Ferreira, ele estava suspenso por mau comportamento e perdeu a chance de ser expulso novamente na Arena da Baixada.

Porque o Palmeiras teve grave prejuízo quando, logo no quarto minuto do jogo contra o Athletico, o zagueiro paranaense fez pênalti estúpido em Endrick e não foi expulso.

Verdade que mesmo assim o alviverde pôs 2 a 0 de frente, mas, ao ter Garcia expulso, no lance que originou o 2 a 1, não suportou a pressão e acabou tomando o empate em 2 a 2.

Endrick, do Palmeiras, comemora seu gol na partida Athletico 2 x 2 Palmeiras, em Curitiba - Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aquela que seria vitória redentora depois de duas derrotas no Campeonato Brasileiro virou empate frustrante, pois o deixou a distantes dez pontos do líder Botafogo, que, sem Luís Castro e com Cláudio Caçapa, atropela quem encontra, como fez com o Vasco ao derrotá-lo por 2 a 0.

Onze vitórias em 13 jogos é coisa para se guardar no fundo do peito Glorioso e para louvar Tiquinho Soares, o nome do Brasileirão.

Gosto & Desgosto

Dá gosto ver a capacidade do Bragantino em tocar a bola e envolver seus adversários, que o digam o Flamengo e o Corinthians.

Lance de Corinthians 0 x 1 Red Bull Bragantino, na arena NeoQuímica - Carla Carniel/Reuters

Deu sorte o alvinegro que a pontaria bragantina não estava tão afiada como contra os rubros-negros. Estivesse, e o 1 a 0 de Itaquera seria parecido com o 4 a 0 de Bragança.

Dá desgosto profundo ver a que está reduzido o Corinthians, mesmo em seu moderno estádio tomado por mais de 42 mil fiéis e uma garotada disposta a suar sangue, mas reféns de discurso superado do técnico e vítimas da pior gestão em muitos anos no Parque São Jorge.

Jogadores festejam o gol na partida Corinthians 0 x 1 Red Bull Bragantino, na arena Corinthians - Carla Caniel/Reuters

Ou acontece um choque de gestão de baixo para cima ou a Série B passa a ser mesmo o fim.

O gol, cadê o gol?

Por que anda tão difícil para o São Paulo fazer gols? Será o calendário que impede que se treinem finalizações? Será a bola que não se encaixa bem nos pés de seus jogadores? Ou o pé de seus jogadores que não se encaixam com jeito na bola? Talvez seja a timidez de jogar no Morumbi sempre com mais de 50 mil tricolores?

Ora, diabos, o que deveria ser quase uma goleada sobre o Fluminense se transformou em sofrimento, e o único gol, de Luciano, o da justíssima vitória, saiu já quando parecia que o time poderia jogar até o dia seguinte sem sucesso.

Está bem, Calleri não jogou, mas está na hora de os jogadores são-paulinos botarem os pés na forma, como se dizia nos tempos de Gino Orlando, Serginho Chulapa e Luis Fabiano.

Pablo Maia ao final de São Paulo 1 x 0 Fluminense, no estádio do Morumbi - Carla Carniel - 1°.jul.23/Reuters

Também o Inter padece do mesmo mal, e o Cruzeiro não lhe fica atrás.

O 0 a 0 entre ambos provou eloquentemente a falta de apuro na hora de convencer a pelota a deitar na rede.

Primeiramente por parte dos mineiros, mesmo no Beira-Rio. Depois foi a vez de os gaúchos, com um jogador a mais, perderem gols em profusão.

Saudades de Tostāo e Dirceu Lopes. De Claudiomiro e Leandro Damião.

Treinamento, intimidade com a bola, frieza quando sob os olhos da multidão? O que falta?

Arrependimento mata?

Por circunstâncias pessoais, não foi possível acompanhar, ao mesmo tempo, a seleção brasileira de mulheres contra as chilenas, em sua despedida antes da Copa do Mundo.

Enquanto deu, estava muito mais divertido ver nossas meninas vencerem por 1 a 0 (acabou 4 a 0) do que ver, por obrigação de ofício, a primeira vitória do Bragantino fora de casa e a primeira derrota do Corinthians dentro de casa.

Se arrependimento matasse, a rara leitora e o raro leitor não estariam lendo estas mal traçadas.

Lance do amistoso Brasil 4 x 0 Chile, no estádio Mané Garrincha, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.