Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu

Ministro sinaliza disputa com Temer para mostrar que continua no páreo

Henrique Meirelles, da Fazenda, está vivinho da silva na corrida eleitoral para a Presidência

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao lado do presidente da República, Michel Temer, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao lado do presidente da República, Michel Temer, durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 22.nov.2017/Folhapress

A sinalização de Henrique Meirelles de que pode disputar a Presidência da República com Michel Temer tem o efeito de demarcar terreno. Atesta que o chefe da Fazenda está vivinho da silva na corrida eleitoral, mesmo após o presidente galgar alguns milímetros com o tiro —aparentemente certeiro— da intervenção na segurança do Rio e o ministro pender para baixo na gangorra, com a derrocada da reforma da Previdência e o arremedo de nova agenda econômica.

Meirelles vai se lançar candidato e defender o legado reformista/governista contra o próprio Temer? Em tese, poderia. Mas não é com essa estratégia que trabalham os articuladores políticos do ministro. Diante do mirrado 1% de intenção de voto que cada um dos dois registra, não faz sentido se estapearem pela mesma raia na disputa ao Palácio do Planalto, enquanto outras eventuais candidaturas correm por fora.

O ex-presidente do Banco Central tem dito que a tática viável é ter apenas um candidato com o selo de reformista. Enquanto Temer tenta se cacifar apostando na pauta da segurança, o ministro invocará a melhora da economia, com o mantra do aumento do emprego e da renda e da queda da inflação.

A aposta do Ministério da Fazenda é de geração de 2,5 milhões de postos de trabalho neste ano. Com o argumento da ocupação crescente, o discurso de Meirelles desembocará na redução dos índices de violência. Da mesma forma, a retomada da atividade elevará a arrecadação federal, abrindo espaço para investimento em segurança, acrescentam auxiliares do goiano.

O calendário favorece Temer, que deve definir sobre a candidatura até junho. O ministro do PSD tem 40 dias para decidir se entra no pleito e sob qual legenda. Pelo sim, pelo não, o publicitário Fábio Veiga já cuida nas redes sociais da imagem de Meirelles, que também abriu tratativas com Duda Mendonça, ex-marqueteiro de Lula. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.