Juliano Spyer

Antropólogo, autor de "Povo de Deus" (Geração 2020), criador do Observatório Evangélico e sócio da consultoria Nosotros

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juliano Spyer

Evangélicos marcharão por Jesus ou por Bolsonaro?

Marchas para Jesus em julho podem se tornar comícios bolsonaristas, mas o preço será desencantar fieis e reduzir o envolvimento deles com suas igrejas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Especialistas, entre religiosos e acadêmicos, divergem sobre qual será o desdobramento da Marcha para Jesus neste ano eleitoral. Organizadores do evento de rua mais popular do calendário protestante no Brasil estão convidando Bolsonaro para comparecer. Independentemente de como a presença do presidente será recebida pelos participantes, a implicação a longo prazo dessa mobilização pode, como aconteceu nos EUA de Trump, afastar fieis das igrejas.

A Marcha para Jesus começou em 1993 a partir da iniciativa da igreja neopentecostal Renascer para Cristo. O pastor batista Davi Lago, que estava nesse primeiro evento, lembra que "no início, a Marcha tinha essa dimensão de ocupação do espaço público pelos segmentos evangélicos que estavam crescendo e se posicionando perante a sociedade brasileira. Era um momento de celebração de unidade também entre muitos grupos evangélicos."

Jair Bolsonaro durante a Marcha para Jesus, no Campo de Marte, em SP
Jair Bolsonaro durante a Marcha para Jesus, no Campo de Marte, em SP - Eduardo Anizelli-20.jun.2019/Folhapress

Mas na passagem dos anos 1990 para os 2000, Lago registrou mudanças de percepção entre os próprios evangélicos sobre o evento. "Começam a circular muitas críticas de que a marcha virou um mercado, uma coisa da indústria gospel. E também [a Marcha já estava ficando] bem politizada."

Estudiosa desse evento, a antropóloga Raquel Sant’ana explica que a Marcha surgiu durante um período de grande participação popular nas ruas do país, relacionadas à mobilização pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor. "A Marcha foi concebida como um ‘ato profético’, ou seja, uma retomada da cidade e do país pelos cristãos a partir de sua presença física e espiritual, ‘declarando’ profeticamente que o país é de Jesus."

O termo "ato profético" indica a relação da Marcha com a chamada "teologia da dominação", que procura ocupar espaços nas artes, na educação e também no campo político. "Desde que a Marcha começou, existe a presença de candidatos e lideranças eleitas," avalia o teólogo e professor de Ciências da Religião Kenner Terra, "mas essa declaração explícita de apoio ao bolsonarismo é algo novo."

Nas igrejas evangélicas históricas, fieis geralmente das classes média e alta e mais escolarizados antagonizam (mais ou menos) abertamente com os pentecostais, seus "primos pobres" e, ainda mais, com a associação entre prosperidade material e religião que caracteriza o neopentecostalismo.

Teólogo e pastor batista, Israel Mazzacorati revela estar intrigado com o envolvimento de movimentos evangélicos com o bolsonarismo. "Nós estamos falando de cristãos evangélicos de fato? Estamos falando de irmãos que estão equivocados? É difícil dar um nome para o que essas pessoas estão representando." Como outras lideranças ligadas ao protestantismo histórico, ele advoga pelo distanciamento entre religião e política. "A Igreja precisa ter uma isenção profética e, por isso, ela não deve se aliar a nenhum tipo de ideologia partidária."

Ao visitar a Marcha em São Paulo, em 2019, Bolsonaro foi recebido com os gritos de ‘mito’ junto com uma vaia grande e sonora. Mas para o sociólogo da USP Renan William dos Santos, o presidente deverá ser bem-vindo nas Marchas este ano porque os fieis descontentes ficarão em casa e pessoas que têm uma identidade religiosa difusa e não costumam ir ao evento devem comparecer motivados pela identificação com o bolsonarismo.

Renan, porém, explica que a consequência dessa associação pragmática entre religião e política no longo prazo produzirá efeitos semelhantes aos causados pelo envolvimento do trumpismo com a religião nos EUA. "A tendência é que isso gere uma crescente alienação dos fiéis que não se sentem engajados pela disputa política. O sentimento é descrito como ‘se é isso que é ser evangélico, então eu não sou evangélico’. Isso não significa abandono da fé, mas da identidade evangélica."

No Brasil, o crescimento de "desigrejados" já é um fenômeno observado em paralelo com o aumento do número de jovens "sem religião", que já supera o de católicos e de evangélicos.

Se as marchas de 9 de julho reunirem mesmo a maioria de evangélicos bolsonaristas, os analistas políticos poderão concluir, impressionados pela multidão nas ruas, que os evangélicos em peso apoiam Bolsonaro. Dados mais confiáveis vêm das últimas pesquisas divulgadas. Segundo o DataPoder, em 13 de abril Bolsonaro tinha 53% das intenções de voto de evangélicos e Lula, 24%. Em 22 de abril, o levantamento da XP/Ipespe apontou que Bolsonaro tinha 45% da preferência desse eleitorado e Lula, 34%.

Ou seja, há, sim, uma preferência pelo atual presidente, mas esse campo continua em disputa. Muitos evangélicos nunca participaram da Marcha ou se desinteressaram por ela. Esse afastamento resulta da percepção de que o evento atrai fundamentalistas, perdeu sua essência e se tornou uma plataforma para a promoção de artistas gospel e, mais recentemente, pela desunião que o debate político causou entre irmãos e irmãs em suas igrejas.

A participação numérica nas ruas deverá ser impressionante, mas ela deve ser vista também como uma performance, que chama a atenção das câmeras para um lado e esconde outros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.