Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Tratando a tuberculose antes que ela apareça

Alteração no sistema imunológico pode sinalizar infecção

No dia 24 de março, celebra-se o dia mundial da luta contra a tuberculose, data marcada pela Organização Mundial da Saúde para incentivar o combate à doença infecciosa que, segundo a entidade, mata 5.000 pessoas por dia no mundo.

A tuberculose está relacionada a um ciclo de pobreza e desnutrição que deixa os indivíduos vulneráveis a um bacilo (bactéria). Da mesma forma, são vulneráveis os imunodeprimidos, principalmente pelo HIV. 

Recentemente na revista PLOS Pathology, Thomas J. Scriba e colaboradores da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, afirmaram que um quarto da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e que de 5% a 15% dos infectados evoluem para a tuberculose ativa.

Placa com cultura de bactérias
Placa com cultura de bactérias - CDC

No estudo, eles sugerem uma forma para detectar precocemente o mecanismo de progressão da infecção pela bactéria até a doença tuberculose propriamente dita.

A progressão está associada a falhas de processos imunológicos de resistência, entre eles o aumento do interferon, uma entre as várias proteínas produzidas por células do sangue. A molécula pode ser detectada por exames até 18 meses antes das primeiras manifestações clínicas da tuberculose.

Para os autores, portanto, seria possível prevenir a evolução da infecção para uma tuberculose ativa. Bastaria identificar precocemente as alterações da defesa imunológica dos pacientes e administrar um tratamento preventivo, que cortasse o mal pela raiz. Ninguém sabe ainda, porém, qual seria esse remédio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.