Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os necessários cuidados com o excesso de vitaminas

Via de regra, nutrientes obtidos da alimentação são melhor absorvidos pelo organismo

O sucesso na venda de suplementos de vitaminas e minerais sugere que esses itens podem substituir o consumo regular de alimentos. Não é o caso.

Para as pessoas que se alimentam normalmente, micronutrientes como as vitaminas e sais minerais presentes na comida são melhor absorvidos pelo organismo. Por outro lado, efeitos adversos podem ocorrer pelo consumo exagerado desses suplementos.

Os professores JoAnn E. Manson e Shari S. Bassuk, da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, em Boston, referem na revista Jama que vitaminas e minerais estão entre os suplementos mais populares.

cápsulas
Letícia Moreira/Folhapress

Entretanto, acrescentam, uma dieta saudável fornece importante variedade de substâncias nutricionais, em oposição a compostos isolados em alta concentração como nesses suplementos.

Explicam que as pesquisas com resultados positivos para a saúde estão mais fortemente relacionadas a um padrão dietético e aos tipos de alimentos ingeridos do que a ingestão específica de uma vitamina.

Por isso, concluem, os suplementos de vitaminas e sais minerais não são recomendados para a população em geral.

Há exceções, porém. Para determinados grupos de alto risco, as vitaminas presentes nos alimentos podem não ser suficientes e os suplementos são justificados.

É o caso de algumas condições de saúde que interferem na absorção dos nutrientes. Entre elas, a cirurgia bariátrica, uma operação para redução da obesidade que altera o aparelho digestivo. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.