Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Cuidado com o frango no Natal

Ave costuma ser a origem de bactérias causadores de surtos de intoxicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nas tradicionais reuniões familiares e de confraternização de fim de ano, além das bebidas, são consumidos alimentos especialmente preparados para a festa.

Em tempos de dificuldade econômica e aumento no custo das carnes, o frango surge como uma boa opção.

Entretanto, são necessários cuidados básicos. Na revista Epidemiology & Infection, o epidemiologista S. J. Chai e colaboradores da divisão de doenças transmitidas por alimentos do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA) lembram que o frango é o mais frequente alimento, nos EUA, onde foram identificadas bactérias responsáveis por surtos de intoxicação alimentar.

Divulgação

De 1998 a 2012, dos 1.114 surtos de intoxicação alimentar provocados por aves, 25% foram associados a contaminação por Salmonella enterica e Clostridium perfringens.

As causas do contágio foram erros no manuseio dos alimentos (em 64% dos casos) e cozimento inadequado (53%). As más práticas ocorrerem em 37% dos casos com origem em restaurantes e 25% 
nas residências.

Apesar disso, a tendência mundial é o consumo de aves aumentar mais do que outros tipos de carne. Os autores sugerem lavar as mãos com água morna e sabão, por 20 segundos, antes e depois de manusear frango cru.

Culinaristas e chefs da TV podem aproveitar a chance para chamar a atenção do público para melhorar a higiene das mãos e evitar uma encrenca bem nessa época de festas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.