Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

A luta contra o novo coronavírus

Isolamento e quarentena contribuirão para redução da transmissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há 17 anos, em 2003, o surto de Sars (síndrome respiratória aguda grave) em Hong Kong resultou em cerca de 8.000 casos e 800 mortes.

Após quatro meses e com importante repercussão econômica na comunidade, foi considerada contida.
As medidas então tomadas foram o isolamento dos pacientes e quarentena de seus contatos, da mesma forma como está sendo feito atualmente em todos os países.

Apesar das diferenças entre a Sars e a Covid-19, essas providências irão contribuir significativamente para a redução da incidência e das mortes resultantes da nova doença em todo o mundo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) demorou para declarar como pandemia a disseminação global do novo coronavírus até surgirem respostas a três exigências: baixa ou nenhuma imunidade ao agente infeccioso pela população; o novo vírus pode replicar em humanos e provocar doença grave; ser facilmente transmitido entre humanos.

Outra medida adotada pelas autoridades da área da saúde terá início dentro de dez dias (dia 23) com a campanha nacional de imunização contra a gripe (influenza), visando especialmente os adultos a partir dos 60 anos.

Os idosos são considerados os mais vulneráveis ao novo coronavírus. A vacina anti-gripal, afastando problemas pulmonares relacionados aos vírus da gripe que já circulam em nosso meio, poderá facilitar o diagnóstico clínico para Covid-19.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.