Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

Avanços no conhecimento da Covid-19

Reinfecção pelo Sars-CoV-2 ainda não aparenta ser um problema mais grave

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus tem sido rara, mas em todos os raros casos poderia haver uma explicação.

Com o que sabemos neste momento, a reinfecção não é um problema.

Essa foi a resposta do médico e imunologista Anthony Fauci sobre a possibilidade de surto de reinfecção pela Covid-19 durante uma reunião com médicos das Forças Armadas americanas, realizada há poucos dias.

Fauci, autoridade mundial em doenças infecciosas, é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos e membro da força-tarefa do governo americano para o controle da pandemia.

Nos últimos 40 anos, Fauci desempenhou um importante papel no controle e na prevenção de surtos de doenças dessa área.

Para Fauci, a possibilidade de a reinfecção se transformar em problema só poderá ser analisada com novos e mais conclusivos dados.

Sabemos, ele disse, que ocorreu a associação de mutação de um aminoácido para outro na posição 614, que leva melhor ligação ao receptor ACE2, sugerindo que será mais fácil transmitir a doença. Essa mutação não parece interferir em nenhum dos anticorpos induzidos pelas vacinas.

Em relação a tratamento eficaz para a Covid-19, Fauci disse que o plasma de paciente convalescente da virose é "sugestivo, não definitivo".

Ele acrescentou que a FDA (Food and Drug Administration, agência que regula remédios e alimentos nos EUA) está analisando dados de estudos controlados sem placebo e que, nas próximas semanas, será possível saber se há indicação de eficácia.

O imunologista concluiu destacando haver evidências sugestivas de que esse plasma é protetor quando administrado o mais cedo possível, ainda no início da infecção.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.