Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A ciência e a pandemia da Covid-19

Estudos sobre tratamentos devem ser apresentados com cuidado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa realizada na PubMed, um sistema de livre acesso em 4.800 publicações médicas de 70 países, encontrou quase 30 mil artigos relacionados à Covid-19.

Aguardam-se atualmente os resultados definitivos de estudos sobre as vacinas contra a Sars-CoV-2, uma esperança para o controle rápido e eficiente da pandemia.

A ansiedade da população mostra a importância de alguns tratamentos serem apresentados sem equívocos e imprecisões.

Uma análise de três medicamentos sugeridos para tratar a virose é apresentada pelos professores Richard Saitz e Gary Achwitzer na revista Jama.

Em abril, apesar de o fabricante do antiviral Remdesivir ter mencionado limitações de sua eficácia, o remédio foi apresentado com uma afirmação inadequada para um pequeno estudo (apenas 53 pacientes). Vários trabalhos publicados relatam não haver diferença entre o antiviral e um placebo, em relação ao tempo de melhora clínica. Um trabalho recente publicado na revista científica New England Journal of Medicine, contudo, mostrou benefício da droga.

Em junho surgiu a dexametasona, divulgada por um press release de uma universidade. Ganhou manchete no New York Times (dexametasona reduz mortes), porém com a advertência “se a descoberta for confirmada”.

Finalmente, a manipulação política com a hidroxicloroquina, iniciada com o presidente do Estados Unidos e vigorosamente seguida pelo presidente do Brasil. Os EUA armazenaram 63 milhões de doses da hidroxicloroquina e estudos de menor qualidade inicialmente mostravam alternadamente eficácia e ausência de ação para a Covid-19. Os estudos padrão-ouro (duplo cego, randomizados e com grupo controle) não observaram eficácia da droga.

Nos Anais do 4º Congresso Iberoamericano de Jornalismo Científico, por nós presidido em 1982, o professor Maurício Rocha e Silva, descobridor da bradicinina, falou sobre políticos e sua relação com a Ciência: os políticos não sabem nada sobre ciência, nem para que ela serve. Não sabem que sem ciência não é possível uma nação progredir.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.