Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A pandemia descontrolada

Nacionalismo populista ressurgente seria uma possível explicação para o atual cenário da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma possível explicação para a atual situação da pandemia pelo novo coronavírus em nosso meio foi sugerida recentemente em editorial de revista norte-americana especializada em saúde pública.

Caitlin R. Williams, Jocelyn G. Kesterbaum e Benjamim M. Meier analisam na revista AJPH, editado pela Associação Americana de Saúde Pública, o nacionalismo populista ressurgente que vem adotando caminhos de possíveis consequências permanentes para a saúde das populações.

Em contraste com a governança global, forma de apoio para necessidades básicas e direitos humanos universais, o nacionalismo procura fechar-se para dentro, priorizando interesses nacionais sobrepostos aos demais.

E para consolidar o poder, explicam os autores, usam o populismo como uma estratégia política construída na divisão colocando “o povo” contra “a elite”.

O nacionalismo populista ataca onde saúde e direitos humanos estavam crescentes antes do surto da Covid-19, com aprimoradas táticas aplicadas, e ampliadas atualmente na resposta à pandemia, como não usar máscara e evitar a vacina.

Williams e os colaboradores destacam que populismo e nacionalismo têm em comum tendências autoritárias e citam como exemplos os ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como autores de medidas para enfraquecer instituições que podem defender as regras da lei e limitar os poderes desses políticos, quando investidos de autoridade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.