Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

As falsas soluções

Atualmente não há medicamento aprovado pelo FDA para tratar a Covid-19, e a comercialização de vacina pela internet é proibida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde sempre existem pessoas inescrupulosas que procuram lucrar com falsas soluções para problemas reais.

A mais recente falsa solução apareceu com a oferta de falsas vacinas contra a Covid-19, substituídas em seu conteúdo por soro fisiológico, segundo consta.

O capitão Jason Humbert, do setor de fraudes sanitárias da FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano equivalente à nossa Anvisa, sugere como evitar cair no golpe da vacina.

Além de ser proibida a sua venda pela internet, geralmente o pagamento é solicitado antecipadamente à sua aplicação ou reserva.

Outro golpe potencial é a oferta de testes para Covid-19 e equipamentos de proteção falsos ou abaixo do padrão.

Drogas também são oferecidas, em cápsulas ou de forma líquida, e mais recentemente para aplicação nasal e produtos para a pele. Entretanto, atualmente não há medicamentos aprovados para o tratamento da Covid-19 pelo FDA, informa Minerva Rogers, diretora do setor de fraudes em saúde do órgão.

Produtos fraudulentos, explica, são oferecidos de forma a parecer um remédio respeitável, vendidos até por pessoas que se apresentam como médicos na internet.

Esses produtos apresentam testemunhos pessoais completamente falsos, exclusividade na sua comercialização e ressarcimento das despesas no caso de insucesso do tratamento.

A disseminação de ofertas de falsos tratamentos através da internet em nosso meio apareceu há muito tempo.

Há dez anos, Paulo R. Vasconcellos Silva e colaboradores da Fundação Oswaldo Cruz publicaram estudo sobre panaceias disseminadas pela internet na Revista Pan-Americana de Saúde Pública, editada pela Organização Pan-Americana de Saúde/OMS.

Explicam os autores que a clientela dessas fraudes, tornada vulnerável pela doença e pela perspectiva de morte que comprometem a capacidade de decisão, utiliza a internet para adquirir produtos que em outros
contextos seriam ignorados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.