Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A interferência política na saúde

Pesquisa tenta desvendar quais perfis políticos ignoram risco de Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há poucos dias, o secretário do setor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde não aceitou a recomendação de especialistas representando entidades médicas e cientistas.

Eles contraindicavam o kit Covid, mas o secretário Hélio Angotti Neto, ao contrário, defendeu não só o uso da cloroquina, considerado inadequado pela comunidade científica, como negava os benefícios da aplicação das vacinas, apesar dos diversos estudos científicos publicados sobre as mesmas e dos maiores riscos de hospitalização de não vacinados.

Nos EUA, uma pesquisa liderada por Yilang Peng, da Universidade da Geórgia, tentou mostrar o papel das ideologias na percepção de risco relativa à Covid. O estudo foi publicado na revista Risk Analysis.

Médicos em hospital
Médicos em hospital - Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

A pesquisa apontou que as pessoas adeptas ao libertarianismo e anti-igualitarismo eram mais propensa a desprezar os riscos da Covid. Essas pessoas também são propensas a se opor a ações governamentais como o uso de máscaras faciais e aplicação de vacinas. Com frequência se opõem ao envolvimento do governo em suas vidas particulares e em suas atividades econômicas.

Essas conclusões tiveram por base pesquisa inicial com 500 americanos, confirmada por outra amostra de 7.449 adultos. As análises constataram orientação política e identificação partidária em relação à pandemia.

Peng explica que compreender o papel dos componentes de uma ideologia política pode colaborar para a compreensão da polarização das questões científicas em uma população.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.