Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Traumatismos cerebrais em idosos

Lesão cerebral em mais velhos é uma das principais causas de mortes nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As lesões cerebrais devido a acidentes podem levar a graves consequências, tanto em jovens como principalmente em idosos.

Muitos especialistas avaliam que o traumatismo cerebral em um idoso deve ter maior atenção do que os cuidados de rotina nesta situação.

Às vezes, a perda de consciência pode ser atribuída a uma causa pré-existente, por causa da idade. Ou concomitante com um acidente vascular cerebral (derrame), doença de Alzheimer ou tontura por medicamentos.

Enfermeira empurra mulher idosa em cadeira de rodas
Mulher idosa em cadeira de rodas se desloca com ajuda de enfermeira - 24.mar.2022 - Gaizka Iroz/AFP

Nos jovens, os graves acidentes geralmente são relacionados a excesso de velocidade dos automóveis e bebidas. Os idosos costumam crer que o velho corpo vai obedecer à ordem para correr ao atravessar uma rua, quando necessário.

O professor Dana Waltzman, do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), lembra no Jama Neurology que a lesão traumática cerebral, no idoso, é uma das principais causas de mortalidade nos Estados Unidos.

No Brasil, o médico José G. Parreira e colaboradores do Departamento de Cirurgia da Santa Casa de São Paulo relatam, na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com dados anteriores à atual pandemia, que os pedestres constituem 20% das vítimas de acidentes de trânsito. As taxas de mortalidade nestes acidentados são constantes, cerca de 20 mortes por 100 mil habitantes.

Destacam também um decréscimo desta taxa, de 36% por 100 mil habitantes para os 20%, a partir de 2011, porque os motociclistas e ciclistas passaram a ocupar o espaço do trânsito também.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.