Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Barras de apoio e assentos no chuveiro podem ser aliados de idosos

Estudo observou maior independência, sensação de segurança e menos quedas em pessoas mais velhas com essas adaptações em casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prevenir acidentes é dever de todos, explicitava antiga publicidade educativa nos bondes de São Paulo, um dos meios de transporte popular na cidade, na década de 50.

Atualmente, a preocupação não é com todos, mas com os idosos para que possam viver de forma independente.

Com base em necessidades não atendidas, o médico Kenneth Lam e colaboradores da divisão de geriatria da Universidade da Califórnia, em São Francisco, relatam, na revista Jama Internal Medicine, a questão do banho e outros cuidados necessários para idosos no banheiro e como ajudá-los.

Profissional de saúde fazendo exercícios de reabilitação junto a um idoso, sentado em uma cadeira de rodas; ambos estão em uma varanda
Profissional de saúde fazendo exercícios de reabilitação junto a um idoso - 17.mai.2022 - Chen Zeguo/Xinhua

Para os autores, a instalação de equipamentos, como barras de apoio e assentos no chuveiro, diminui a possibilidade de quedas e consequentes lesões, e melhora a qualidade de vida do idoso que apresenta deficiências crescentes.

No estudo de Lam e colaboradores, 2.614 idosos participaram e se beneficiaram das barras de apoio na banheira e dos assentos do chuveiro. A média de idade dos participantes foi de 80,5 anos, com 62% sendo do sexo feminino.

Foi destacado no estudo que esses idosos apresentaram maior independência e relataram sensação de segurança.

Da mesma forma, as modificações realizadas no domicílio dos idosos reduziu as quedas, principal causa de lesões em idosos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda esse tipo de auxílio ao idoso, não só para reduzir as lesões, mas também para diminuir seu estresse e isolamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.