Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Conselheiro presidencial de saúde do governo americano se aposenta

Anthony Fauci foi alvo de Trump por sua orientação no controle da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O conselheiro presidencial do governo Biden para a pandemia de Covid-19, o médico Anthony Fauci, 81, irá se aposentar do serviço público norte-americano em dezembro. Ele também é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas há 38 anos.

Fauci ocupou o mesmo cargo com oito presidentes americanos e também durante a Presidência de Donald Trump, tendo sido por ele e por seus assessores muito combatido por sua orientação no controle da pandemia.

Em 2020, Trump tentou demiti-lo, mas não conseguiu porque sua nomeação não é política. Faz parte da carreira dos funcionários da saúde pública.

Anthony Fauci em reunião com Trump sobre o combate à pandemia de Covid, em abril de 2020 - Carlos Barria - 29.abr.20/Reuters

A ojeriza do ex-presidente norte-americano explodiu porque nos primeiros tempos da pandemia Fauci estava sempre presente nos meios de comunicação, orientando a população. Seus críticos então o acusaram falsamente de buscar fama.

Alguns assessores de Trump tentaram até ridicularizá-lo, divulgando que tudo que ele dizia estava errado.
Não conseguiram, pois baseavam-se em mentiras contra uma pessoa que dizia a verdade com base na ciência, afirmou Fauci à imprensa em relação a esses episódios.

A pandemia de Covid-19 mostrou em vários países, Brasil inclusive, que os cuidados com a saúde pública foram prejudicados pela incompetência de alguns políticos.

Felizmente, a evolução da ciência permitiu o desenvolvimento rápido de vacinas efetivas contra o novo coronavírus para proteção da população.

Nestes meses que antecedem a aposentadoria, Fauci continua a lembrar a importância das medidas de proteção da comunidade: uso de máscaras em ambientes fechados, aplicação necessária das vacinas e lavagem das mãos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.