Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu mudança climática

A saúde e as mudanças climáticas

Especialistas explicam que os choques ambientais provocam graves danos à saúde mental das pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na 27ª conferência sobre mudanças climáticas, a COP27 de Sharm el-Sheikh, no Egito, editores de 231 revistas de saúde da África apresentaram um relatório sobre o tema, também publicado no último número da revista médica Jama, editado pela Associação Médica Americana.

Lukoye Atwoli e colaboradores destacam a necessidade urgente de medidas para conter a crise climática e soluções para seus efeitos devastadores.

Grade do complexo onde está sendo realizada a COP27, no Egito, com uma placa do evento no topo
Na COP27, no Egito, estão sendo discutidas as ações para o controle das mudanças climáticas no mundo - Mohammed Abed/AFP

Referem que os riscos relacionados às alterações climáticas incluem inundações, períodos de secas, ondas de calor, redução da produção alimentar e redução na capacidade de trabalho das pessoas.

Citando relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), explicam que a desnutrição no mundo aumentou em quase 50% desde 2012, além dos choques ambientais com graves danos à saúde mental.

Na revista Nature, Colin J. Carlson e colaboradores calculam que uma possível mudança global em todos os ambientes facilitará o surgimento de doenças anteriormente inexistentes em áreas limitadas ou exacerbação das já existentes.

Em locais de alta densidade populacional, a transmissão de vírus possivelmente terá facilidade de dispersão e poderá provocar surtos de doenças.

Essa transição, como também tem-se observado no Brasil, já pode estar em andamento, por isso a necessidade de medidas preventivas e vigilância nas regiões que estão passando por um rápido aquecimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.