Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Mais indígenas estudam medicina

Lei de cotas facilitou o acesso dos indígenas aos cursos em universidades federais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antigamente, médicos voluntários atendiam os indígenas doentes em suas aldeias. Brevemente, a presença será de grande número de médicos que nasceram nas aldeias.

Como em 2019 a lei de cotas facilitou o acesso de indígenas ao curso de medicina das universidades federais, após a conclusão dos cursos do ensino médio, Willian Fernandes Luna e colaboradores da Universidade Federal de São Carlos estudaram e relataram na revista Interface vivência desses povos nesses cursos.

Aldeia com uma fila de indígenas munidos de lanças
Os indígenas passaram a ter acesso ao curso de medicina por incentivo do programa Mais Médicos - Lalo de Almeida - 1º.set.22/Folhapress

A pesquisa identificou 192 estudantes indígenas em 43 escolas médicas de um total de 69 universidades federais, com 80 cursos de medicina em 2019.

Os cursos procurados foram criados a partir de 2013 com o incentivo do programa Mais Médicos e foram implantados em regiões com ausência de escolas públicas de medicina.

Entrevistados pelos autores, os indígenas estudantes de medicina referiram que seus novos conhecimentos podem proporcionar impactos diretos em suas comunidades.

Por outro lado, a presença dos indígenas nas escolas médicas pode trazer diversidade, como outras formas de pensar o processo saúde-doença.

Os autores concluem que os apoios institucionais necessitam ser aprimorados para favorecer a educação e a formação médica dos indígenas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.