Katia Rubio

Professora da USP, jornalista e psicóloga, é autora de "Atletas Olímpicos Brasileiros"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Katia Rubio

Profissionais do esporte são importantes, mas não como aqueles que salvam vidas

Pessoas envolvidas no cuidado dos doentes de Covid-19 devem ter prioridade na fila da vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Efetivamente, a humanidade não cansa de me surpreender. Como superei os binarismos, não adjetivarei essa minha observação, porque a complexidade é bem mais complexa do que seu nome pode sugerir. Ou, como diria a teoria dos lados do Menino Maluquinho, todo lado tem muito mais do que dois lados.

Acrescento a essa observação a afirmação do meu desinteresse por filmes de ficção, muito embora tenha assistido a alguns deles anos atrás. Lembro com que descrédito assisti ao filme "2012", uma ficção sobre hecatombe e cataclismos que levava à destruição do planeta.

Apesar da destruição sem precedentes de bens materiais, o ponto alto do filme versava sobre os sobreviventes do planeta.

O primeiro fato a se destacar diz respeito às pessoas que tinham acesso à informação de que o fim estava próximo. E, do outro lado, a manipulação da informação para que a maioria das pessoas não soubesse o que estava acontecendo. Alguma proximidade com fatos recentes?

Mas minhas analogias não param aí. Os privilegiados informados, políticos ou endinheirados não apenas sabiam o que acontecia como compraram os poucos lugares em barcos/naves que sobreviveriam ao desastre. A plebe vil e ignara, como de hábito, sucumbiria aos tremores de terra e ao avanço das águas que chegaria a cobrir o Himalaia. As semelhanças persistem com os fatos atuais.

Sem querer querendo dar spoiler, ao final o sol iria brilhar para os bem-aventurados pagantes daquele transporte mítico que propiciaria o recomeço de uma nova civilização, provavelmente no continente africano.

O filme da primeira década de 2000 me parece super atual para falar sobre a corrida pela vacina. A panaceia que conterá o vírus que alterou o curso do planeta fez também a humanidade mostrar suas garras e dentes carcomidos pela sujeira e tártaro do liberalismo contemporâneo.

No princípio do distanciamento, a rede de solidariedade mínima mostrou a necessidade de compartilharmos bens materiais e apoio afetivo. Das sacadas dos apartamentos e das janelas de muitas casas não faltou o grito diário “fora, Bolsonaro”, vozes cantantes que enchiam a alma, projeções em prédios com mais “fora, Bolsonaro”, cuidados e recolhimento.

O tempo passou. A gripezinha permanece matando mais de mil por dia e já levou para os cemitérios mais de 230 mil pessoas só no Brasil. A vacina negada como efetiva na imunização passou a ser desejada tanto quanto a vaga no barco/nave do filme "2012".

E é nesse momento que avaliamos o limite da civilidade. Deveria ser inquestionável que todas as pessoas envolvidas no cuidado dos doentes de Covid-19 tivessem a prioridade na fila da imunização. No entanto, a falta de respeito e o egoísmo levam muitos a praticar a conhecida modalidade “carteirada”.

A justificativa para furar a fila da vida varia do clássico “você sabe com quem está falando” ao “minha função é mais importante do que a sua”. E assim são vacinados médicos e enfermeiros dos hospitais, merecidamente. Entretanto, em alguns casos, pessoal de limpeza, recepção e administrativo, mesmo dentro do mesmo edifício, são privados desse cuidado.

Não paro de me perguntar quem são os que fizeram essa lista e por que continuam a olhar de forma tão míope para o sistema como um todo.

Com paciência divina, espero pela minha vez na fila, que sei que em breve chegará. Sou essencial para a universidade, mas há pessoas mais essenciais que eu para a sociedade. Por isso, acredito que profissionais do esporte, embora sejam importantes para manter a maquina do entretenimento girando, devem dar a sua vez para quem ainda salva vidas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.