Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21 América Latina

Oficialismo e oposição: as duas caras do governo argentino

Após vitória eleitoral, é necessário governar com bases e acordos sólidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diego M. Raus

Diretor da licenciatura em Ciência Política e Governo da Universidade Nacional de Lanús (Argentina) e professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires

O governo liderado por Alberto Fernández do Frente de Todos, que assumiu em 10 de dezembro de 2019, emergiu no marco de uma estratégia política para vencer o então oficialismo do Juntos por el Cambio, encabeçado por Mauricio ​Macri. Esta estratégia, idealizada por Cristina Fernández de Kirchner, constituiu o novo governo, não como uma coalizão de governo, mas como uma coalizão de poder.

Entende-se como coalizão de governo o acordo entre duas ou mais forças políticas em torno de um programa político relativamente consensual e que guarda aspectos considerados fundamentais pelas forças que compõem a coalizão.

Por outro lado, uma coalizão de poder é o acordo de duas ou mais forças ou espaços políticos com o único objetivo de ganhar uma eleição.

O presidente da Argentina Alberto Fernandezacena ao lado da vice-presidente Cristina Fernandez de Kirchner, na abertura da sessão do Congresso, em Buenos Aires, em de março de 2021 - Natacha Pisarenko/AFP

A eleição presidencial de 2019 na Argentina teve estas características: um acordo entre o kirchnerismo e setores do peronismo territorial não kirchnerista, que se aliaram no entendimento de que o maior espaço da coalizão, o movimento liderado por Cristina Fernández, não poderia ganhar a eleição por si só. Tanto que a líder natural do espaço se relegou ao cargo de vice-presidente na fórmula eleitoral. Embora o triunfo fosse claro, também se vislumbraram quatro anos de governo não tão consensuais.

A pandemia da Covid-19, que surgiu assim que assumiu o governo, gerou outro cenário político, e sua gestão permitiu a centralidade da figura presidencial de Alberto Fernández.

O Frente de Todos seguia sendo uma frente comum, mas bastou o passar dos meses e os governos se virem obrigados a administrar não só a crise sanitária, mas também a crise econômica pelo fechamento e pela queda da atividade, para que surgissem as diferenças dentro da coalizão.

Os desencontros foram se sucedendo: a volta à educação presencial, a continuidade da política sanitária, as necessidades fiscais, a relação com os distritos governados pela oposição e a inflação progressiva, assim como a recuperação do consumo atrasado. Em resumo, questões que agitaram a agenda governamental e começaram a abalar o acordo eleitoral.

No entanto, o tema que conduziu à fratura atual, pouco explícita, foi a necessidade de encarar o que em tempos de pandemia havia sido adiado: a negociação com o FMI para o refinanciamento do vencimento da dívida, uma dívida, em grande parte, contraída no governo de Macri, que nem o governo nem a economia argentina estavam preparados para enfrentar.

O acordo com o FMI exigiu, como sempre sucedeu, um ajuste fiscal importante que, em um contexto inflacionário como o que atravessa o país e recessivo como consequência da pandemia, foi difícil de sustentar de uma perspectiva eleitoral, levando em conta as eleições presidenciais do próximo ano.

O aviso foi a derrota eleitoral do oficialismo nas eleições de meio termo de novembro de 2021, o que permitiu à oposição equiparar forças no Congresso.

A fissura que se abriu antes da assinatura do acordo com o FMI tinha dividido os principais parceiros da antiga coalizão de poder: o kirchnerismo, por um lado, e o "albertismo", mais a maioria dos governadores peronistas, a CGT – a principal confederação sindical – e as principais organizações sociais, por outro.

Por outro lado, a oposição do Juntos pelo Cambio, que foi um governo de coalizão entre 2015 e 2019, e que se sustenta como um acordo programático além de suas distintas procedências políticas, começou a festejar em silêncio.

Mas a divisão dentro do governo se oficializou com o tratamento parlamentar da lei que o presidente derivou para aprovar o acordo com o FMI. A aprovação parlamentar, que não foi solicitada pelo Fundo, foi provavelmente enviada pelo presidente para medir definitivamente as forças. O acordo foi aprovado no Congresso com os votos do "albertismo" e da oposição, e a rejeição do kirchnerismo, o outro parceiro do Frente de Todos.

O que se seguiu à aprovação parlamentar foi uma guerra midiática entre os ex-parceiros, cada dia mais amarga, para o deleite e o cálculo eleitoral da oposição.

A política atual, sobretudo na América Latina, compõe-se basicamente de acordos entre distintas forças políticas e sociais cujo objetivo principal, legítimo, é ganhar eleições. Entretanto, a realidade está mostrando (Lenín Moreno, Jair Bolsonaro, Alberto Fernández, Pedro Castillo e talvez também López Obrador), que após um triunfo eleitoral é necessário governar, e sem bases e acordos programáticos sólidos, estes triunfos eleitorais se transformam em vitórias pírricas.

O problema é que quem sofre com essas discordâncias e com o impacto das lutas internas nos governos não são seus protagonistas, mas as sociedades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.