Latinoamérica21

www.latinoamerica21.com é uma mídia pluralista comprometida com a disseminação de informações críticas e verdadeiras sobre a América Latina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Latinoamérica21
Descrição de chapéu LATINOAMÉRICA21

Pelosi em Taiwan: um gesto político e uma resposta desproporcional

Visita da americana desestabilizou o governo chinês, que mostrou um rosto que tinha trabalhado duro para maquiar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Pedrosa

Doutor em processos políticos contemporâneos e coordenador do Grupo de Estudos da Ásia e da América Latina na Universidade de Buenos Aires

A visita da influente congressista norte-americana Nancy Pelosi a Taiwan teve repercussão global e, por isso, seu gesto não passou despercebido nas redes sociais, nos meios de comunicação e, obviamente, no âmbito político e diplomático.

Muito menos para os chineses.

Embora isso tenha acontecido há pouco tempo, já se falou e escreveu bastante sobre seu significado. E destacou-se exageradamente (sobretudo nas burocracias diplomáticas e na imprensa ocidental) a "imprudência" da "speaker" da Câmara de Representantes dos EUA.

Essa suposta falta de contenção foi vinculada diretamente com a possível reação do gigante asiático e o consequente aumento do conflito global. Mas esse argumento faz lembrar as receitas infrutíferas contra o bullying, baseadas em "não irritar o grandalhão" para evitar a agressão, sabendo que, no final das contas, isso acontecerá se o provocarem ou não.

A resposta chinesa buscou reforçar a posição vitimista que sustenta parte de sua narrativa nacional: "Somos um país emergente, integrante do sul global que sempre responde pacificamente a agressões da superpotência imperialista".

De fato, esse discurso –certamente anacrônico– permeou grande parte da imprensa, os círculos acadêmicos e políticos do mundo, em especial na América Latina.

Portanto, antes de seguir com esta análise, é necessário definir o contexto em que os fatos são produzidos: estamos frente a duas superpotências, as mais poderosas do mundo, confrontadas com um conflito pontual no marco de uma disputa maior pelo poder global.

Aqui, não há vítimas ou assimetrias, exceto no que tange ao próprio Taiwan, cenário conjuntural do drama.

A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi (esq.), e a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, durante a visita da congressista a Taiwan; as duas estão de pé, usam máscara de proteção contra a Covid e acenam com uma das mãos no momento da foto
A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi (esq.), ao lado da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, durante a visita da congressista a Taipé - Escritório Presidencial de Taiwan - 3.ago.2022/Reuters

Arqueologia de um gesto político

Com a viagem de Pelosi, os EUA fizeram um gesto "político" e, dadas as reações que produziu, muito eficiente. Destaco "político" porque contrasta com a reação chinesa, que estava primordialmente ligada à ação militar. Não foi a única possibilidade que as autoridades chinesas possuíam; no entanto, foi a que escolheram.

De fato, as constantes e pouco diplomáticas advertências prévias do governo chinês para que a viagem da "speaker" não se concretizasse ("Quem brinca com fogo se queimará", entre outras) colocam o governo estadunidense em um dilema, já que suspender a visita seria visto como um gesto de grande fraqueza e temor.

Ao mesmo tempo, a decisão chinesa de frear a cooperação em temas de interesse global –por exemplo, a mudança climática– também foi uma ação equivocada.

Mais do que castigar os EUA, essa decisão mostra aos olhos da opinião pública internacional o desapego e o caráter meramente tático que o governo de Xi Jinping outorga às agendas pós-materiais que também sustentam uma parte de seus apoios políticos em outras partes do mundo.

Se olharmos ainda com mais detalhes, podemos continuar encontrando as nuances que o gesto político norte-americano continha, a saber: a visita foi feita por uma parlamentar, no final de sua carreira política e em um país onde o Congresso não recebe ordens do presidente.

Ademais, não aumentou o alcance histórico de visitas, já que nos anos 1990 Taiwan também havia recebido o então presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Newt Gingrich.

O caráter político do gesto é reforçado ao ponto que, ao mesmo tempo, a Casa Branca (por intermédio de John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional) reafirmou a política de "uma só China".

Inclusive, o próprio presidente Biden encenou uma espécie de "separação" da ação da veterana representante democrata.

O que enervou o gigante asiático

O impacto da visita de Pelosi nas autoridades chinesas tornou impossível responder ao gesto norte-americano com proporcionalidade e inteligência.

Isso foi, possivelmente, devido à pressão do próximo congresso do Partido Comunista Chinês e à necessidade de mostrar uma liderança sólida. Ou pela difusão excessiva de uma ideologia nacionalista na população, alimentada pelo governo de Xi.

E isso também poderia ser explicado pelo fato de que não esperavam que a chegada de Pelosi em Taipé, finalmente, se concretizasse.

Possivelmente, o que deixou o gigante asiático mais nervoso foi observar que a política dos EUA começa a mostrar uma continuidade a partir do plano interno e uma certa inteligência estratégica.

Há alguns meses, o Diálogo Quadrilateral de Segurança (popularmente conhecido como Quad) se reuniu, o que inclui, além de Japão e Austrália, outro grande da região e potencial rival chinês: a Índia.

Quase ao mesmo tempo, e como prelúdio à viagem de Pelosi, os EUA recompuseram pragmaticamente o vínculo com a Arábia Saudita, incluindo a discutida foto de Biden com Mohammed bin Salman, acusado de assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

Simultaneamente, um drone norte-americano matou no Afeganistão o líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri, sugerindo algo como "nós saímos, mas ainda estamos lá".

A iniciativa em Taiwan foi cirúrgica e poderosa, por isso fez com que seu rival perdesse a linha. Durante anos, Xi manteve um discurso sobre cooperação pacífica, comunidade de interesses, progresso comum e a Rota da Seda como marco de uma expansão não imperialista e nem violenta.

A chegada de Pelosi ao estreito desestabilizou o governo chinês, que mostrou um rosto que tinha trabalhado duro para maquiar.

A moral é que, para reivindicar o trono das superpotências, não basta só o músculo.

Será que a China aprendeu sua lição?

Texto publicado originalmente no Diálogo Político

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.