Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas

Carnaval da moderação faz sentido mesmo no mundo do 'se joga'

Dicas para turbinar o prazer seriam boas, mas sem cuidado com a saúde não há prazer que resista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

E chegamos a mais um Carnaval! Momento de folia para quem curte, ou descanso pra quem prefere. Mas, seja como for, é um pequeno recesso para o lazer. E para o prazer, claro! No campo amoroso e sexual, pode ser uma super oportunidade. E aqui chego eu com algumas dicas... Desta vez, o tema central vai ser prazeres e moderação. Vamos lá?

Primeiro ponto a ser levantado aqui: de onde é que eu tirei essa ideia de que prazer combina com moderação? Num mundo em que a gente escuta por todo lado que o melhor é "se jogar", que história é essa de cautela? Ou moderação?

São Paulo, SP, BRASIL, 03/02/2024: O Bloco do Bangalafumenga, que faz o cortejo na Avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

Vou responder por tópicos.

1. Beije com moderação! Claro que beijar na boca é muito prazeroso e combina super com o clima de folia e lazer do Carnaval. Mas a questão é: quantas bocas você está planejando beijar? E que bocas são essas? E essas bocas beijaram quantas outras mais? É preciso levar isso em conta quando estamos pensando também em manter a saúde em dia para conseguir curtir mais do que um momento só.

Portanto, pra evitar se contaminar com algo como a doença do beijo (ou mononucleose infecciosa, causada por um vírus transmitido geralmente por saliva, e cuja circulação aumenta em momentos de festas populares como o Carnaval), beije com moderação!

2. Beba com moderação! Se for ingerir bebida alcoólica, você e o mundo todo já sabem: o melhor é fazer isso com moderação para evitar males durante e depois da bebedeira. A dica vale especialmente para o Carnaval, justamente porque são muitos dias de festa.

Portanto, para passar pelo período o mais saudável possível, beba com moderação! Não vou me alongar aqui, mas preciso dizer que isso ajuda também a lidar com o próximo tópico desta nossa lista. Vamos a ele.

3. Tenha encontros sexuais com moderação! Sim, até no quesito sexo a gente precisa entender que pode e deve ir com calma para fazer melhores escolhas. Afinal, o mundo não vai acabar amanhã! Nem depois do Carnaval.

Então, vale lembrar que o divertimento é maior quando a gente não ultrapassa os próprios limites. É maior também quando a gente mantém a consciência (e aí a bebida com moderação é fundamental) de que precisa usar camisinha em todas as práticas sexuais (leia-se sexo oral, sexo anal e penetração vaginal), especialmente (mas não só) em momentos de sexo sem compromisso.

E o uso de camisinha, em momentos de farra tão grande como é o Carnaval, precisa ser levado muito a sério. Portanto, tenha encontros sexuais com moderação (e com camisinha)!

Sim, eu sei que seria bem mais divertido se a coluna girasse em torno de um milhão de dicas para turbinar o prazer no Carnaval. Mas, pare para refletir: será que essas três dicas acima não estão fazendo exatamente o papel de tornar sua vida mais prazerosa? Afinal, sem cuidado com a saúde não há prazer que resista, não é mesmo?

Então, cuide-se! E curta, assim, o Carnaval! Até a próxima coluna!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.