Lúcia Guimarães

É jornalista e vive em Nova York desde 1985. Foi correspondente da TV Globo, da TV Cultura e do canal GNT, além de colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lúcia Guimarães
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Eleitorado negro é essencial para vencer Trump, mas brancos dominam disputa democrata

Pré-candidatos negros e de outras ascendências não tiveram apoio e desistiram da corrida presidencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma camada de neve cobria os arredores da Drake University, em Des Moines, Iowa, local do último debate democrata no estado que abre a temporada de primárias eleitorais da campanha presidencial, em fevereiro. Equipes trabalhavam para remover a neve do acesso ao pequeno teatro de 200 lugares na terça-feira (14), mas a brancura problemática estava no palco, na imagem dos seis pré-candidatos que se qualificaram para o debate.

O Partido Democrata, cujo caminho para a Casa Branca passa obrigatoriamente pelo voto negro, produziu mais de duas dúzias de pré-candidatos para 2020. Entre eles, um latino, um filho de taiwaneses, uma havaiana de ascendência multirracial e três negros. Apesar da diversidade inicial, a peneira das pesquisas e da arrecadação de fundos plantou apenas seis brancos no debate de terça-feira.

Os pré-candidatos democratas, da esq. p/a a dir.: Tom Steyer. Elizabeth Warren, Joe Biden, Bernie Sanders, Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, durante debate na noite de terça (14) - Robyn Beck/AFP

Mas se engana quem imagina que a brancura das caras na cédula vai provocar apatia e manter eleitores negros em casa durante as primárias ou na eleição geral. A vitória de Barack Obama, o único negro a chegar à Casa Branca em 240 anos, não explica as nuances do voto dos afro-americanos.

De fato, argumenta o autor e acadêmico Theodor R. Johnson, a passagem do carismático Obama pela presidência tornou o desafio maior para candidatos negros como os dois populares senadores Kamala Harris, da Califórnia e Cory Booker, de Nova Jersey. Ambos perderam o fôlego financeiro e não conseguiram galgar as pesquisas para se colocar entre os favoritos durante o ano de pré-campanha. 

Johnson é professor da escola de Administração Pública da Universidade de Georgetown, em Washington, e fellow do Centro Brennan pela Justiça da Universidade de Nova York. Ele conversou com a Folha antes do debate e lembrou que, até a vitória surpreendente na convenção partidária de Iowa, em 2008, Obama, o novato senador negro do estado de Illinois aparecia 40 pontos percentuais atrás da então senadora Hillary Clinton entre eleitores negros. Tradução: negros procuram viabilidade eleitoral acima de identidade num candidato. Só quando Obama se mostrou vitorioso em Iowa, um estado com 90% de população branca, começou a ser levado a sério.

O professor aponta mais do que a personalidade de Obama e os intangíveis, como família e história pessoal de superação, para aumentar a expectativa sobre futuros aspirantes negros. A era Obama, diz ele, desaguou em tanto rancor racial, personificado em Donald Trump, que acendeu a luz vermelha histórica do eleitor que sofreu tanto para conquistar o direito ao voto e, em 2020, ainda enfrenta manobras de supressão eleitoral de minorias em estados controlados por republicanos.

O debate de terça-feira foi dominado por política externa, por causa da tensão com o Irã, e pela viabilidade eleitoral de mulheres, com a senadora de Massachusetts Elizabeth Warren dominando a noite. 

O momento mais explícito sobre raça e política veio quando uma repórter da CNN perguntou ao jovem prefeito Pete Buttigieg, um dos quatro favoritos em Iowa, se seu apoio quase nulo entre eleitores negros representa o fato de que eles o conheceram melhor e simplesmente o rejeitaram. Buttigieg, prefeito de South Bend, em Indiana, se saiu com uma evasiva que soou paternalista: “Os negros que me conhecem melhor gostam de mim,” disse. 

Como explicar que o favorito nas pesquisas nacionais Joe Biden mantém a preferência de mais de 50% dos eleitores negros? Não é apenas seu cartão de visita como número dois do popular Obama, avisa Theodor Johnson. Afinal, Biden tem um currículo racial duvidoso, com dois pecados históricos: a maneira como liderou as audiências para confirmação do juiz negro Clarence Thomas para a Suprema Corte em 1991. Thomas fora acusado de assédio sexual pela ex-assistente negra Anita Hill e o tratamento que ela recebeu entre os senadores está na origem do futuro movimento #MeToo.

O segundo pecado é o apoio à legislação anticrime de Bill Clinton, em 1994, uma reforma que lotou as prisões americanas desproporcionalmente com negros.

Apesar da tendência a cometer gafes quando fala de minorias, “o apoio negro a Joe Biden é um dos pontos mais sólidos de sua campanha,” diz o professor Johnson. Ele explica que a épica rejeição a Donald Trump entre eleitores negros faz com que eles apostem tudo no homem visto como o mais capaz de derrotar o atual presidente.

Os negros americanos não são um bloco eleitoral monolítico. Os eleitores acima de 45 anos se posicionam geralmente à direita dos mais jovens, o que ajuda a explicar o vasto apoio ao moderado Biden.

Em 2019, apenas um quinto do eleitorado negro se identificava como não moderado ou conservador. Mas o conservadorismo entre negros não se traduz em deslealdade partidária. Na eleição de novembro de 2018, 90% dos negros votaram em candidatos democratas.

A marca do Partido Republicano hoje, lembra Johnson, é oposição a direitos civis, igualdade e programas de governo. O que Trump conseguiu foi dar uma cara mais cruel ao partido com sua disposição retórica para degradar minorias, de alimentar divisão racial.

Mesmo o conservadorismo negro, explica o professor, não se alinha em tudo ao branco. “Eles são anti-aborto, defendem o casamento tradicional, impostos baixos e defesa militar forte,” traços comuns ao conservadorismo histórico. Mas o liberalismo branco, ele distingue, vem das escolhas que o privilégio de ser branco confere. Conservadores negros não recitam slogans como estado mínimo, querem rede de proteção social e políticas públicas para reduzir as desvantagens que ainda experimentam.

O professor Johnson prevê que a presença eleitoral negra, que aumentou em 2018, vai ser ainda mais alta do que a dos brancos, em 2020. A batalha nas urnas adquiriu nova urgência existencial. E o tiozão Joe Biden ainda é visto pelo eleitor negro como o santo guerreiro contra o dragão da maldade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.