Luciano Magalhães Melo

Médico neurologista, escreve sobre o cérebro, seus comandos, seus dilemas e as doenças que o afetam.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciano Magalhães Melo

Síndrome da arrogância: quando exercer o poder provoca doença

Impulsividade, imprudência e a falta de atenção a detalhes inconvenientes podem ser sintomas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enumere as qualidades de pessoas que exercem poder de fato. Fiel aos acontecimentos históricos, em sua lista não constarão sofisticação intelectual, cultura e muito menos um currículo que prova competência.

Ao invés disso, carisma, charme, capacidade de inspirar e persuadir, tolerância a riscos, autoconfiança e aspirar ousadamente. Elementos assentados em um espectro que passa por honra, orgulho, arrogância e narcisismo. 

Todas estas qualidades montam uma necessária e inabalável capacidade em se exultar. E uma forte crença na importância de suas missões. Pontos muito necessários para superar os ataques de oponentes e as traições, tão comuns nas intensas disputas pelo poder. Portanto, não é surpreendente que esta competição selecione os arrogantes.

Muitos dos sintomas da "síndrome da arrogância" se confundem com os do transtorno da personalidade narcisista, mas para padecer da síndrome da arrogância é necessário ter poder
Muitos dos sintomas da "síndrome da arrogância" se confundem com os do transtorno da personalidade narcisista, mas para padecer da síndrome da arrogância é necessário ter poder - Andrea Gomes

Vencer uma eleição é um feito grandioso. E quando uma vitória deste porte é conquistada, provavelmente outras surgirão. Conquistas sucessivas aumentam a arrogância do bem-sucedido. Mas fatalmente, alguma crise virá. E alguns líderes, paradoxalmente, respondem às tensões com mais arrogância, disfuncional. A partir de então emergirá a insistência em erros, guiada pela incapacidade de rever decisões e mudar julgamentos. 

Alguns consideram ser uma doença, este degenerado comportamento arrogante. Jonathan Davidson e David Owen, em 2009, descreveram clinicamente esta afecção, “a síndrome da arrogância”. Caracterizando-a como distúrbio de alguns que conquistaram e detiveram muito poder. Esta condição psiquiátrica explicaria certas atitudes de líderes, como a impetuosidade, impulsividade imprudência e a falta de atenção a detalhes inconvenientes.  

Seriam outros sintomas desta síndrome a busca pela glória, a preocupação exagerada com aparência, o uso de trejeitos messiânicos, o discurso exaltado e imperativo, o desprezo por críticas e por conselhos.

Muitos destes sintomas se confundem com as manifestações causadas pelo transtorno da personalidade narcisista, mas para padecer da síndrome da arrogância pressupõe-se o poder. Pois quem a possui, necessariamente assume que a vontade própria é a da nação. E também, que julgamentos mundanos não o alcançam. Logo, contas serão prestadas apenas a Deus ou a história.

Há a consciência de que estes elevados tribunais lhe serão muito favoráveis. Além disso, uma moral rígida costuma orientar suas atitudes, o que faz desconsiderar os melhores resultados e a praticidade. E por fim desprezam os cerimoniais do poder. Mas esta moléstia ocupacional não se restringe a políticos. Pode afetar os raros detentores de grande força, como altos executivos, artistas e gurus religiosos. 

Porém se existe uma doença, deve haver uma explicação orgânica para sua existência. Para a síndrome da arrogância, temos apenas uma teoria a respeito. O neurotransmissor dopamina fortalece as conexões cerebrais codificadas após uma nova e forte motivação. Estas conexões revigoradas, operam para a repetição de um comportamento, em cérebros susceptíveis. Presume-se que deve haver predisposição, que estaria atrelada ao lobo frontal. O lobo cerebral do raciocínio e do discernimento. Fenômenos semelhantes estão dentro de cérebros de viciados. 

Uma das possíveis consequências da síndrome da arrogância foi bem exemplificada por Erich Remarque, veterano da Primeira Guerra Mundial e autor do livro "Nada de novo no Front".  Nesta obra, existe uma passagem em que os personagens percebem que o destino dos milhares que padecem pelo horror do conflito está na mão de cinco ou seis líderes. Poderosos com a síndrome da arrogância se isolam e passam a crer em uma realidade paralela, que permite o senso de seu raciocínio. E frequentemente são cercados de bajuladores. Desta forma insistem em conflitos, ou tensões que só disseminam sofrimento. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.