Luís Francisco Carvalho Filho

Advogado criminal, é autor de "Newton" e "Nada mais foi dito nem perguntado"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luís Francisco Carvalho Filho
Descrição de chapéu Folhajus

As viúvas de Jair

Lula deve exterminar o namoro de militares com a memória golpista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A derrota é uma das possibilidades que a disputa eleitoral oferece a quem se candidata.

O roteiro não tem lógica. Valores democráticos prevalecem em relação a valores autoritários, ainda que por reduzida margem de votos, em meio ao escandaloso abuso de poder político e econômico cometido pelo governo federal, mas Bolsonaro e suas viúvas consideram o resultado injusto.

Policial militar reformado enforca menino de sete anos que teria proferido palavras de apoio ao petista no dia da votação. Alunos do tradicional colégio Porto Seguro querem uma "Fundação dos Pró Reescravização do Nordeste".

Nelson Piquet sugere morte de Lula e causa polêmica
Nelson Piquet sugere morte de Lula e causa polêmica - Reprodução/Twitter

Nelson Piquet, tricampeão mundial da Fórmula 1, acrescenta ao brocardo fascista "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" a mensagem "Lula lá no cemitério". Circula nas redes sociais vídeo (falso) em que Lula agradece pessoalmente a Marcola, líder do PCC, o "apoio" à sua candidatura. No Twitter, há quem comemore a morte de Gal Costa.

Homens e mulheres vestidos de verde e amarelo reagem com euforia mórbida à notícia (falsa) da prisão de Alexandre de Moraes. Outro ministro do STF, Luis Roberto Barroso, e Gleisi Hoffmann, presidente do PT, são hostilizados em restaurantes. Agressão a repórteres, sobretudo mulheres, a misoginia repugnante, o bolsonarismo fede.

Em São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, manifestantes fazem a saudação nazista diante do quartel do Exército. Generais evitam condenar as ações antidemocráticas amistosamente observadas nos portões das instalações militares enquanto Alexandre de Moraes promete tratar como criminosos quem contesta o resultado das urnas.

"Carta aberta à comunidade internacional" denuncia "graves anomalias" no processo eleitoral: os autores picaretas do burlesco documento, "jornalistas e juristas brasileiros", não se identificam pelo receio de serem perseguidos. Comandado por farsantes, o Ministério da Defesa não descarta a possibilidade de fraude.

Caminhoneiros bloqueiam estradas em 26 estados. As polícias, corrompidas, são omissas. Empresários patrocinam o movimento que Bolsonaro silenciosamente estimula. Pedem "golpe de estado".

O desafio do hábil presidente é gigantesco e, como aponta Pepe Mujica em entrevista para a BBC, questão nevrálgica do seu governo é a sucessão: o que virá depois de Lula?

Além de melhorar a condição de vida da população empobrecida, acabar com a fome, acalmar mercados gananciosos, gerir a economia com sabedoria fiscal, ampliar a rede de apoio político de bancadas evangélicas e fisiológicas, aplacar a sede petista, às vezes insaciável, prestigiar aliados conservadores, isolar a extrema direita, restabelecer marcos progressistas da vida social, da educação e da cultura que Bolsonaro destruiu, exonerar o oficialato indevidamente incorporado à administração pública, é preciso exterminar o namoro de militares com a memória golpista.

Em seu primeiro mandato, Lula evitava conflitos e fraquejou, compactuando, por exemplo, com a ocultação de documentos relacionados à guerrilha do Araguaia. As peças ainda estão fora do lugar.

Enaltecer por palavras ou gestos tortura e torturadores, como o coronel e facínora Brilhante Ustra, é apologia criminosa.

A celebração militar do golpe de 1964 (dentro ou fora dos quartéis) deve ser tratada como desobediência ao poder civil. Golpe de Estado é delito contra a democracia: quem comemora ou anseia deve ser preso e expulso das Forças Armadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.