Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé

Bastavam dois neurônios para ver que humanidade não sairia melhor da Covid

Tenho a suspeita de que movimentos como o anarquismo fracassaram pelo equívoco em relação à natureza humana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Natureza humana é um daqueles conceitos de que todo mundo fala mal, mas que sempre acaba sendo operacional quando se quer refletir acerca de temas constantes na humanidade. Mesmo que a
natureza humana seja histórica, a história parece se repetir ao seu bel-prazer.

No começo da pandemia de Covid, era comum ouvir jornalistas —os menos capazes— e marqueteiros —cegos pelo próprio exercício da profissão— levantarem a questão de se a humanidade não sairia
melhor desse período
. Agora já podemos ver o quão ridícula era essa hipótese. Dois neurônios são o suficiente para jamais considerá-la a sério.

Na história dos movimentos revolucionários do século 19, a natureza humana funcionou como uma barreira para qualquer tentativa de negar a existência de ideias semelhantes.

A arte de Ricardo Cammarota foi realizada em técnica manual com pastel oleoso (com acabamento esfumaçado / borrado e texturas de estilete raspados sobre o pastel, como rabiscos). A imagem apresenta 6 figuras humanas, estilizadas, sem detalhes, multicoloridas, em uma visão das cabeças até a altura dos ombros. A imagem está na horizontal com 3 personagens, acima, mais 3 personagens, abaixo, em sexos misturados ou indefinidos. Sobre a arte executada manualmente, estão aplicados, digitalmente, traços bem finos em preto, tremidos, no contorno das figuras que estão com os olhos brancos, sem íris e pupilas, em formato de arroz, desalinhados sobre as faces que tem bocas no mesmo formato, também desalinhadas.
Ricardo Cammarota

Sei bem que a teoria marxista encontra no seu elegante conceito de práxis a hipótese segundo a qual a ação social transforma o homem. Aliás, o novo homem no qual os marxistas e soviéticos diziam crer vem daí. Não me parece que isso tenha ocorrido, pelo menos no espaço de quase 200 anos de prática social.

Claro que tais crentes podem argumentar que a verdadeira práxis jamais existiu de fato. Este argumento seria da mesma ordem da afirmação de certos cristãos de que o reino de Deus nunca veio a se concretizar porque o verdadeiro amor cristão nunca teve lugar no mundo.

Guardo comigo a suspeita de que movimentos como o anarquismo, pelo qual sempre alimentei uma secreta simpatia, fracassaram justamente pelo equívoco em relação à natureza humana. Esta nunca foi capaz de viver sem alguma tutela política que a resguardasse da sua própria vocação para a violência, a inveja, o ódio, o rancor e o amor à burocracia.

Mesmo que renunciemos ao conceito de natureza humana enquanto tal, autores como Alexis de Tocqueville (1805-1859), reconheciam que os diferentes e contraditórios fins que buscam os diferentes homens e grupos implicam um alto grau de persistência de uma inércia comportamental no homem que não parece ter mudado nas democracias até hoje —ou em qualquer outro sistema político.

A barreira à qual fiz referência acima é exatamente essa inércia da variável "natureza humana". Esta variável, que tende a ser invariante —por incrível que pareça—, se manifesta por baixo e por cima de qualquer tese que pressuponha a eliminação dela.

Autores como Hegel (1770-1831) acreditavam que com o tempo a racionalidade do real acomodaria as imperfeições dessa natureza humana e que, ao final, tudo daria certo —Marx (1818-1883) era filho dileto do Hegel.

A tese de Hegel, em que pese a sofisticação alemã nela presente, acaba por parecer aquelas máximas de sabedoria otimista que afirmam que, se as coisas ainda não estão bem, é porque ainda não chegamos ao fim da história.

Incrível como palestrantes motivacionais ainda não cooptaram o elegante filósofo para o seu menu de afirmações falsas, mas simpáticas —além de venderem muito bem, claro.

Já no século 21, John Kekes afirma que um grande impeditivo para a eliminação da natureza humana —ele prefere "condição humana"— como obstáculo à sua negação como fato dado é sermos atravessados por elementos contingentes, tais como herança genética, contexto histórico e geográfico, limites econômicos —ou a ausência deles— ,componentes psicológicos e cognitivos, que impactam nossa racionalidade limitada. Atravessamos a vida lidando com esses elementos que nos constituem e nos ultrapassam.

Enfim, parece haver uma forte dúvida cética com relação à capacidade humana de se aperfeiçoar no que tange ao seu horizonte moral.

A imperfectibilidade da natureza humana permanece como uma suspeita que paira sobre todas as propostas de utopias ou de grandes transformações sociais.

O filósofo australiano John Passmore (1914-2004) escreveu uma brilhante obra histórico-filosófica, "A Perfectibilidade do Homem", publicada no Brasil pela Topbooks, na coleção Liberty Classics, na qual ele persegue as várias teorias acerca da perfectibilidade humana.

Para o autor, o embate entre as teorias que afirmam a perfectibilidade do homem ou seu contrário representam uma luta pela consciência da alma humana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.