Lygia Maria

Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Lygia Maria
Descrição de chapéu Dia dos Namorados

Ame de qualquer maneira

Crítica que atrela monogamia ao capitalismo tem tom autoritário que ignora história natural e romantismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Qualquer maneira de amor vale a pena", diz Milton Nascimento. Mas, ao longo da história, algumas formas foram privilegiadas e, outras, não só desvalorizadas como penalizadas. Após muita luta, parte das sociedades baniu leis nefastas que interferiam nessa liberdade individual.

Ainda há padrões. A monogamia é um deles, e vem sendo alvo de críticas por dois motivos: repressão dos desejos e opressão política.

Tal comportamento seria uma construção antinatural que gera sofrimento psíquico. Mas seres humanos, a todo momento, reprimem instintos para viver em sociedade. Há custos, mostrou Freud em "O mal-estar na civilização", mas é uma troca vital para os grandes feitos da cultura humana —ciência, democracia etc.

Mãos de um casal de idosos
Mãos de um casal de idosos - Sabine van Erp por Pixabay

E é justamente por causa desses grandes feitos que, hoje, podemos escolher se ficamos solteiros ou casamos, se entramos em um relacionamento aberto ou no poliamor.

Por isso, a segunda crítica apresenta tom autoritário: a monogamia deve ser não apenas problematizada (o que é bem-vindo), mas combatida por ser um mecanismo capitalista que só serve para proteger a propriedade privada e subjugar mulheres.

Ora, mas a monogamia é anterior ao capitalismo, e verifica-se até mesmo em animais. Estudos antropológicos relacionam a prática ao cuidado da prole e à proteção contra adversidades ecológicas.

Estima-se que a relação monogâmica tenha se estabelecido com a agricultura sedentária, há cerca de 10 mil anos.

Ademais, o falatório ideológico ignora o amor romântico que, segundo ensaio de Octavio Paz, remonta a culturas diversas da Antiguidade, como a árabe e a greco-romana.

Militantes acham que a política é o centro gravitacional da vida das pessoas, mas João não pensa no neoliberalismo enquanto se encanta pelos olhos castanhos de Maria, tampouco Ana sente a força do capital nos ternos braços de José.

A monogamia é uma forma de amor e, como qualquer outra, também vale a pena. Feliz dia dos namorados, seja qual for a sua.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.