Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Halloween tem fantasias de Fantasma do Bolsa Família e Médico da Prevent Senior

Dia das Bruxas dos brasileiros valoriza a cultura local e se inspira em situações assustadoramente reais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Concurso Nacional do Dia das Bruxas anunciou seus vencedores neste fim de semana, comprovando a criatividade sem limites do brasileiro, que concebeu as fantasias mais assustadoras das últimas edições. O diferencial de 2021 é que os participantes deixaram de lado os assassinos em série e vilões americanos para valorizar a cultura local. Em tempos de crise, inflação e escassez, o que não faltou foi inspiração.

A coluna de hoje comenta os destaques da edição, mas, antes, um alerta aos leitores mais sensíveis: o conteúdo a seguir é baseado em fatos reais e pode ser considerado bastante perturbador.

Ilustração de Silvis para a coluna de Manuela Cantuária do dia 2 de novembro de 2021
Silvis

A menção honrosa foi concedida à fantasia de Zero Três, o xeque de Dubai. Como dormir em paz após se deparar com Eduardo Bolsonaro vestido de xeque em uma viagem aos Emirados Árabes enquanto 20 milhões de brasileiros passam fome?

O Massacre da Motosserra, em quarto lugar, é uma clara referência à gestão pavorosa do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, recordista em desmatamento, queimadas, grilagem e invasão de terras indígenas. Uma fantasia ecológica, que poderá ser reaproveitada, já que o impacto das políticas de Salles vão nos assombrar por muito tempo.

Eduardo Bolsonaro
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, acompanhado de sua família, posa para retrato com trajes árabes em Dubai - Reprodução

Em terceiro lugar, o Esqueleto de Boi, uma releitura impactante do já batido esqueleto humano, que alude a uma cena trágica, cada vez mais comum no Brasil, na qual pessoas em situação de pobreza extrema se enfileiram para comprar ossos e pelancas.

O Fantasma do Bolsa Família também abalou as estruturas dos brasileiros, ocupando o segundo lugar. O assassinato do programa de transferência de renda que tirou milhões da miséria e se tornou referência mundial no combate à desigualdade gerou temores e incertezas na população.

Em um empate inédito, o Médico da Prevent Senior também levou o segundo lugar da competição. Se você acompanha o noticiário, já conhece a história de terror envolvendo a operadora de planos de saúde
para idosos. Já imaginou ter seu quarto invadido, no meio da noite, por um médico ameaçando você com um "kit Covid" e uma bomba de morfina, louco para liberar seu leito?

A grande vencedora da noite está mais para pesadelo do que para fantasia. O primeiro lugar foi para uma ideia tão aterradora que nem os jurados, nem a coluna, ousariam elogiar: a Reeleição de Bolsonaro em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.