Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu Todas

Dois filmes, duas mulheres e suas diferenças

Uma paga o preço por ser fiel a si, a outra por ser aquilo que esperam dela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Duas mulheres. A primeira, Sandra Voyter, protagonista de "Anatomia de uma Queda", filme de Justine Triet. A segunda, Hedwig, protagonista de "Zona de Interesse", de Jonathan Glazer. Ambas magistralmente interpretadas pela mesma atriz, Sandra Hüller, embora aqui nos interesse mais suas diferenças do que pontos em comum.

Alerta de spoilers. Em "Anatomia de uma Queda", Sandra Voyter é acusada de assassinar o marido. E isso acontece porque Sandra não entrega o que se espera de uma mulher, ou seja, uma performance de gênero adequada.

Ela não é acolhedora. Paga as contas da casa e, quando provocada, não hesita em esfregar isso na cara do marido. Um marido que ela já traiu, em mais de um sentido: seja apropriando-se de uma de suas premissas literárias, seja transando com outra mulher.

Todos os comportamentos listados acima, por si só, não seriam suficientes para sustentar uma acusação de assassinato —quando o réu é um homem. Tais comportamentos são considerados, inclusive, corriqueiros como uma terça-feira qualquer para o gênero masculino.

Desenho de um muro com um tijolo a menos e olhos espreitando no buraco
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 26 de fevereiro de 2024 - Silvis/Folhapress

Quantos homens seguem impunes sendo emocionalmente ausentes em suas relações íntimas e familiares? Quantos homens, ao longo da história, não se apropriaram do trabalho intelectual de suas companheiras? A ideia aqui não é generalizar. Mulheres também são emocionalmente ausentes, também traem. A diferença é o julgamento que elas sofrem por isso.

A mulher ideal deve ser sempre dócil e se dedicar integralmente ao lar. Isso, supostamente, é o que faz dela uma mulher boa, o oposto de uma mulher cruel. Então vamos a Hedwig, protagonista de "Zona de Interesse", esposa de um general de alta patente nazista. Uma mulher-troféu, capaz de absolutamente tudo para manter seu lar e garantir o bem-estar de sua família. Ainda que isso signifique morar a um muro de distância de um campo de concentração.

Sandra Huller em cena do filme 'Zona de Interesse', de Jonathan Glazer
Sandra Huller em cena de 'Zona de Interesse', de Jonathan Glazer - Divulgação

Mas um muro não é o suficiente para isolá-la da dor dos outros, e da própria. Hedwig precisou construir muros internos para sobreviver. Impossível assistir ao filme e não se lembrar do genocídio em Gaza e de tantas reações similares à de Hedwig à nossa volta e ao redor do mundo.

Duas mulheres, dois extremos. Uma paga o preço por ser fiel a si mesma. A outra paga o preço por ser exatamente o que esperam dela. Felizmente, só a primeira é absolvida no final da história.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.