Mara Gama

Jornalista e consultora de qualidade de texto.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mara Gama

25 milhões de toneladas de lixo acabam no mar todo ano

Estudo mostra que 80% dos resíduos que estão hoje nos oceanos vieram das atividades em terra

São Paulo

Os oceanos recebem anualmente 25 milhões de toneladas de resíduos. O Brasil entra com parte substancial: ao menos 2 milhões de toneladas por ano, o que daria para encher 30 vezes o Maracanã, do chão ao topo.

Os cálculos são de um estudo da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa, da sigla em inglês) e da sua representante brasileira, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). É a primeira vez que se chega a esses números, segundo Carlos Silva Filho, diretor da Abrelpe. A principal fonte de dados foi o Atlas Mundial de Resíduos da ONU, mas foram compiladas outras bases regionais, como no caso brasileiro.

“Os números do Brasil podem ser ainda maiores. Fizemos uma estimativa conservadora”, diz. Os 2 milhões de toneladas são o volume de resíduos que não têm coleta regular: 10% do total de resíduos produzidos anualmente no país.  

Porém, no volume da coleta regular também está incluído o lixo doméstico que é destinado a lixões e aterros controlados, um total estimado em 30 milhões de toneladas. Instalados nas proximidades de rios e zonas alagadiças, esses locais deixariam escoar cerca de 3 milhões de toneladas ao ano para os cursos d’água —10% do que recebem. O caminho natural é dar no mar. Com esse acréscimo, o total brasileiro saltaria para 5 milhões de toneladas por ano.

A conclusão é que a falta de universalização da coleta e a permanência dos lixões são os maiores causadores da poluição marinha no Brasil. “Os lixões violam princípios básicos de direitos humanos, contribuem para a poluição dos recursos hídricos e desperdiçam mais de R$ 5,5 bilhões por ano para a recuperação do meio ambiente e o tratamento de problemas de saúde. Com menos da metade, o Brasil poderia fechá-los”, afirma.

Batizado de “Prevenção ao Lixo Marinho – Agora” o estudo foi lançado na última quarta, 21, dentro de uma iniciativa das associações de resíduos chamada de Força-Tarefa Marinha, que elenca ações prioritárias para o combate ao problema. O estudo mostra ainda que, embora haja forte contribuição da atividade pesqueira, dos transportes e do turismo, 80% dos resíduos que estão hoje nos oceanos vieram das atividades em terra.

Como ações imediatas, indica a universalização da coleta, o encerramento dos lixões, a recuperação de resíduos e materiais recicláveis de atividades de pesca, transporte e turismo e o combate aos pontos viciados de descarte irregular, o lixo que é jogado na rua ou nos rios. “Para esse último tópico, é preciso que haja política pública. A instituição de multa, por exemplo”, diz Silva Filho.

A Força-Tarefa Marinha atua em três frentes: apoio financeiro e coordenação de pesquisas acadêmicas para obtenção de dados e soluções de combate aos microplásticos, parcerias com municípios para gestão de resíduos e divulgação de informações e boas práticas para tomadores de decisão, através de uma plataforma digital, no momento apenas em inglês. 

A prioridade ao lixo marinho decorre de três dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 14, que fala explicitamente em prevenir e reduzir significativamente esse tipo de resíduo, mas também o 11, que preconiza a criação de cidades e comunidades sustentáveis e o 12, que prega consumo e produção responsáveis.

Na apresentação ao estudo, o coordenador da iniciativa no Iswa, o professor Costas Velis, da Universidade de Leeds, na Inglaterra, aponta grandes “falhas sistêmicas” contemporâneas como causadoras da situação atual.

Uma delas é a falta de coleta: “Se os dois bilhões de pessoas sem acesso a uma coleta adequada de resíduos continuam a despejar muitos de seus resíduos diretamente nos ambientes aquáticos, nunca seremos capazes de eliminar a crise do lixo marinho”, escreve.

A outra decorre do consumo excessivo e da falta de reciclagem: “Se o desperdício de plástico não for evitado a montante, antes de se fragmentar, ele acabará se transformando em inúmeras micro e nano partículas, o que ultrapassará as nossas habilidades de controle”.

Velis cita ainda o que chama de "paradoxo da garrafa PET": “O material que é o exemplo mais bem-sucedido de reciclagem em circuito fechado, a garrafa de PET transparente, é também um tipo abundante de lixo marinho”.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.