Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite
Descrição de chapéu Eleições 2022

Mesmo dando ruim, segundo turno vai passar, como tudo

Menos Jair Bolsonaro e mais Sigmund Freud, Annie Ernaux e Svante Pääbo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os anúncios dos prêmios Nobel até quinta-feira (6) tinham trazido duas alegrias, e não foi com física nem com química, para variar difíceis. Literatura e medicina deram mais que pensar, inclusive sobre a acusação de que a láurea representa o suprassumo do conhecimento arrogante, branco e machista.

Na literatura, saiu contemplada Annie Ernaux, feminista que renovou a escrita autobiográfica e, segundo aprendi com Juliana Cunha, andou ignorada pela crítica em seu próprio país. Tive a sorte de estrear com ela o catálogo da Fósforo Editora, ao ver lançado em 2021 meu "Psiconautas".

Ernaux, 82, narrou em "O Acontecimento" o aborto clandestino que fizera aos 23. Fernanda Diamant e Rita Mattar, da Fósforo, tiveram a coragem de publicar o livro (e outros três) num país em que esse tema virou anátema e a francesa era quase desconhecida.

Presidente Jair Bolsonaro fala gesticulando sentado na boleia de um caminhão
O que são quatro anos de Jair Messias Bolsonaro (ou oito de Luiz Inácio Lula da Silva, por falar nisso) diante de uma evolução tão longa como a dos neandertais? - Evaristo Sá/AFP

No prêmio de medicina, ganhou Svante Pääbo, 67, sueco bissexual que carrega o nada familiar sobrenome da mãe estoniana e desvendou o genoma dos neandertais, relatou Reinaldo José Lopes, companheiro neste espaço. Antes pintados como brutamontes, graças a Pääbo se sabe hoje que todos carregamos um pouco do DNA desses hominínios.

Nossos primos distantes andaram pela Terra por 1 milhão de anos, até uns 40 mil anos atrás. Tempo bastante para miscigenar-se com espécimes de Homo sapiens, ancestrais que legaram a maior parte de nossos genes, e também o suficiente para evidenciar a insignificância do momento histórico vivido no Brasil.

O que são quatro anos de Jair Messias Bolsonaro (ou oito de Luiz Inácio Lula da Silva, por falar nisso) diante de uma evolução tão longa e de um tempo tão profundo? Vírgulas num livro, se tanto.

Entre um e outro anúncio do Nobel fui agraciado também com a leitura de um belo texto de Sigmund Freud (mais um), de 1916, escolhido para a aula de alemão pela afilhada Elisa Dourado. O título é "Transitoriedade", e ele fala de perdas e luto; poderia estar falando do Brasil de Bolsonaro.

Freud começa narrando certo passeio em dia de verão na companhia de um poeta. Flores e luz por toda parte, mas o amigo se põe a lamentar que tanta beleza tenha obrigatoriamente de perecer.

"Tudo o mais que, de outro modo, ele teria amado e admirado, lhe parecia despojado de valor pela transitoriedade que era o destino de tudo", lê-se na tradução de Paulo César de Souza para a Companhia das Letras.

O criador da psicanálise discorda, com a sabedoria e a elegância que faltam a seus críticos de hoje. "Ocorre que essa exigência de imortalidade é tão claramente um produto de nossos desejos que não pode reivindicar valor de realidade. Também o que é doloroso pode ser verdadeiro", pondera.

"Eu não pude me decidir a refutar a transitoriedade universal, nem obter uma exceção para o belo e o perfeito. Mas contestei a visão do poeta pessimista, de que a transitoriedade do belo implica sua desvalorização. (...) A limitação da possibilidade da fruição aumenta a sua preciosidade."

Freud revela então que o passeio se dera pouco antes da Primeira Guerra Mundial, destruidora de tanta beleza e esperança. Soa familiar? Mas ela é igualmente transitória, ensina, e o luto pela perda pode também ser libertador.

"Superado o luto, perceberemos que a nossa elevada estima dos bens culturais não sofreu com a descoberta da sua precariedade. Reconstruiremos tudo o que a guerra destruiu, e talvez em terreno mais firme e de modo mais duradouro do que antes."

Não tão firme, como provou a Segunda Guerra, mas esta também acabou. Mesmo que tudo dê ruim de novo no segundo turno, tudo passará —mais uma vez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.