Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Como ganhar dinheiro com jogos de azar?

Teoria matemática da probabilidade avançou para responder a essa pergunta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentei semana passada que o cérebro humano não é bem adaptado para entender probabilidades. Isso é surpreendente, pois tal competência deveria ser útil para a sobrevivência de nossos ancestrais. No entanto, sem a ajuda da matemática temos dificuldade para lidar até com situações simples de incerteza.

A teoria matemática da probabilidade só começou no século 16. Os primeiros avanços foram obtidos por um dos personagens mais interessantes de seu tempo, o italiano Girolamo Cardano (1501 - 1576), e a motivação era prática: como ganhar dinheiro com jogos de azar?

Cardano tem lugar de destaque na história da matemática também por outra razão: em 1545 publicou o livro Ars Magna (A Grande Arte), em que introduziu os números negativos e divulgou pela primeira vez as soluções das equações de graus 3 e 4 (dando o crédito aos descobridores).

Astrólogo, médico, geômetra e astrônomo, Cardano se sustentava e pagava seus estudos com os lucros do jogo e chegou a juntar uma boa fortuna. Por volta de 1520, começou a escrever o “Livro dos Jogos de Azar”, em que identificou pela primeira vez as leis matemáticas do acaso. Sua descoberta mais importante foi o Método do Espaço Amostral: para calcular a probabilidade de que o jogo seja favorável, conte todos os resultados possíveis e também todos os resultados favoráveis; a divisão do segundo número pelo primeiro dá a probabilidade desejada, sob certas condições.

Vamos praticar? O seu amigo propõe que sejam lançados 2 dados, um após o outro. Se a soma dos números obtidos for 6 ou menos ele paga R$ 1.000, caso contrário quem paga é você. Vale a pena jogar? Respostas são bem vindas pelo email viana.folhasp@gmail.com.

Cardano nunca publicou esse livro para não divulgar seus segredos profissionais. O texto foi encontrado após a sua morte e só seria editado em 1663. 

Àquela altura, a ciência da incerteza já estava mais avançada. A humanidade estava começando a aprender que o acaso tem muito mais a ver com matemática do que com preces ou superstições. 

Esse aprendizado está longe de ser concluído. Ainda na Copa de 2014, minha filha de quatro anos afirmava que o gol da Croácia no Brasil foi culpa nossa, porque servimos a salada num pote vermelho. Mas eu acho que ela não queria mesmo era comer salada…

Duas figuras maiores da ciência do Renascimento, Johannes Kepler (1571-1630) e Galileo Galilei (1564-1642), também escreveram sobre apostas e jogos de dados. Será que descobriram como ganhar dinheiro jogando? Não perca os próximos episódios.

Erramos: o texto foi alterado

Uma versão anterior deste texto afirmou que Girolamo Cardano publicou o livro "Ars Magna" em 1565. Na verdade, a publicação foi em 1545. O texto já foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.