Marcelo Viana

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Viana

Bela Adormecida está apreensiva

Ela tem que responder sobre probabilidade de tirar 'cara' no jogo da moeda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bela Adormecida, assídua leitora desta coluna, está apreensiva. Foi convidada a participar em um experimento científico a partir de domingo.  

O primeiro dia é fácil, ela só precisa dormir. Então os organizadores lançarão uma moeda: se der cara, ela será acordada na segunda-feira para uma entrevista; se der coroa, será acordada e entrevistada tanto na segunda quanto na terça-feira. Ao acordar ela não saberá que dia é nem qual foi o resultado da moeda.

A entrevista consistirá sempre da mesma pergunta: “Em sua opinião, qual é a probabilidade de ter dado cara?” Depois de responder, ela tomará um comprimido para esquecer tudo e voltar a dormir. Na quarta-feira, acordará definitivamente e estará terminado.

A imagem é uma ilustração do conto clássico 'A Bela Adormecida'
Uma moeda é lançada e se der cara, Bela será acordada uma vez antes do fim do estudo; Se der coroa, duas. Ao acordar ela não saberá que dia é nem qual foi o resultado da moeda - Nona Lohr - Public Domain Pictures

Bela estava tranquila: “a moeda é equilibrada, logo a probabilidade de dar cara tem que ser 1/2, entende?” explicou-me. Mas descobriu que há quem alegue que é apenas 1/3, pois se der coroa ela será acordada duas vezes, e se der cara apenas uma. Essa ideia foi formalizada em 2000 pelo filósofo Adam Elga, da Universidade de Princeton. O argumento dele é o seguinte.

A cada vez que Bela acordar haverá três casos possíveis: A2 = deu cara, e é segunda-feira; O2 = deu coroa, e é segunda; e O3 = deu coroa, e é terça. As probabilidades de A2 e O2 são iguais, porque a moeda é equilibrada. As probabilidades de O2 e O3 também são iguais, pois quando dá coroa os procedimentos nos dois dias são idênticos. Então, os três casos são igualmente prováveis, ou seja, todos têm probabilidade 1/3. Portanto, cara (que só ocorre no A2) também tem probabilidade 1/3.

Então, é 1/2 ou 1/3? “Já há centenas de trabalhos publicados sobre o assunto, e não chegam a um consenso!”, aflige-se a princesa.

A turma do 1/2 ataca o argumento de Elga com o seguinte raciocínio: como a moeda é equilibrada, na hora em que for dormir (no domingo, antes do lançamento da moeda) Bela tem que acreditar que a probabilidade de dar cara é 1/2. Mas até acordar na segunda-feira ela não terá nenhuma informação adicional. Então, por que mudaria de opinião?!

Os partidários do 1/3 replicam que Bela adquire nova informação sim: o simples fato de estar acordada, consciente, mesmo não sabendo mais nada. Um ponto de vista muito peculiar...

Bela preocupa-se porque o acordo é que a cada vez que acordar depositarão R$ 6.000 na conta dela se tiver dado cara, e sacarão R$ 4.500 se tiver dado coroa. Caso a probabilidade seja 1/2, o valor esperado (1/2) x 6.000 – (1/2) x 4.500 = 750 reais é positivo. O dinheirinho viria a calhar, princesas têm tantas despesas hoje em dia... Mas se for 1/3, o valor esperado (1/3) x 6.000 – (2/3) x 4.500 = – 1000 reais é negativo, e nesse caso o trato é desvantajoso!

E você, cara leitora, estimado leitor: em sua opinião, Bela deve aceitar a proposta ou não? Respostas são bem-vindas pelo e-mail.

(Aprendi esta história com o meu amigo Jorge Buescu, da Universidade de Lisboa).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.