Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen

Quem dura mais, você ou seu dinheiro?

Seja prudente na projeção do juro real líquido; não dependa do rumo da economia

Ilustração
Fernando de Almeida/Folhapress

A coluna da semana passada deu o que falar. Volto ao assunto para explicar por que adotei a premissa de 0,20% ao mês para estimar a taxa de juros real líquida, ou seja, depois dos descontos da inflação, dos custos envolvidos e dos 15% de Imposto de Renda.

Teve gente que achou muito e quer saber onde investir para ganhar tudo isso. Outros acharam pouco e sugerem rentabilidade de 0,5% ao mês, perspectiva que torna tudo mais fácil, que reduz significativamente o desafio de atingir a meta.

Antes de avançar, vamos localizar os fatos em uma linha imaginária de tempo e dividir a vida em duas fases, antes e depois da aposentadoria, a fase de investimento (acumulação do capital) e a fase de desinvestimento (retiradas até o final da vida).

Na primeira fase (dos 20 aos 60 anos), estamos ativos, trabalhando, gerando renda, investindo e acumulando o patrimônio que irá nos sustentar na aposentadoria. Nessa fase, podemos correr risco nos investimentos, respeitando o nível de tolerância de cada um, para tentar acelerar a formação de riqueza. Nessa fase estamos vivendo o presente, as variáveis econômicas, mais previsíveis (ou não).

Nessa fase de acumulação, e somente nessa fase, é possível estimar rentabilidade real líquida de 0,5% ao mês? Não o brasileiro típico que investe somente em renda fixa e, na maioria das vezes, na poupança. Os investidores mais agressivos podem adotar a rentabilidade histórica de sua carteira de investimento lembrando que o desempenho passado não vai se repetir. Se as coisas não saírem como planejado e considerando que temos o tempo a nosso favor, podemos corrigir as premissas e ajustar o planejamento ao longo do tempo.

Na segunda fase (dos 60 em diante), a da aposentadoria, chegou a hora de gastar o dinheiro que guardamos e o objetivo do investimento é um só: fazer o patrimônio durar pelo maior tempo possível. É ele que irá prover ou complementar nossa subsistência. Terá início a fase do desinvestimento, em que serão feitos saques regulares para substituir a renda antes proveniente do trabalho.

Se antes era aceitável algum risco nos investimentos, deixou de ser. O objetivo agora não é correr risco para ganhar mais. Mesmo os que arriscaram na fase de acumulação deixam de arriscar porque o objetivo agora é preservar o capital, e o horizonte de tempo é mais curto.

A vilã a ser batida é a inflação. Essa é a meta a ser superada para assegurar o poder de compra do dinheiro daqui a muitos anos. De que inflação estamos falando? Da sua, da inflação da sua cesta de consumo na fase da aposentadoria, com tendência de consumir mais saúde e lazer, segmentos pouco captados pelo IPCA, que, embora imperfeito, é o índice que adotaremos para seguir com a simulação.

Como o passado é a única amostra disponível, calculei a taxa de juros real de 2008 a 2017, Selic x IPCA, e apurei taxa média anual bruta de 4,65%. Deduzidos custos transacionais de 1% ao ano e Imposto de Renda de 15%, temos taxa real líquida de 3,10% ao ano e de 0,26% ao mês. Esse foi o prêmio que o Brasil pagou nos últimos dez anos. Quanto vai pagar nos próximos 30, 40 anos? Alguém se atreve a dizer que será maior? Ou maiores as chances de ser menor?

Se o país entrar nos eixos (tomara que sim), esse prêmio tende a cair. Quer arriscar? Projete 0,25% ao mês. Mas não se esqueça de que uma estratégia vencedora pode levar anos para ser alcançada, e na fase de desinvestimento, infelizmente, não teremos mais esse tempo. Esse bem, precioso e finito, estará se esgotando.

Onde investir para obter esse retorno? Volto a dizer que estamos falando da fase de desinvestimento, fase que não aceita risco, fase cujo horizonte de tempo está reduzido, fase em que os atributos de segurança e liquidez se sobrepõem à rentabilidade. Portanto, investir conservadoramente em renda fixa, títulos públicos, depósitos bancários, fundos de investimento, planos de previdência. A fatia de investimentos mais arriscados, se houver, será reduzida, com tendência a zerar.

Os custos e os impostos serão gerenciados com mãos de ferro. Excluída a inflação, deles dependerá a sua rentabilidade líquida e a longevidade de seu patrimônio.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.