Marcia Dessen

Planejadora financeira CFP (“Certified Financial Planner”), autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Dessen

Propósito para poupar

Encontre sua motivação para poupar, troque punição por recompensa

Muita gente diz que não consegue guardar dinheiro para formar a necessária reserva financeira, que permite enfrentar emergências com tranquilidade e superar períodos de renda menor ou até mesmo a falta dela. O argumento é que não sobra nada depois de pagar o aluguel, os carnês e os itens essenciais, como alimentação.

As mesmas pessoas que não conseguem guardar dinheiro consomem, e conseguem pagar, relativamente em dia, com parcelamento a perder de vista, assumindo o compromisso de quitar parcelas que acreditam serão capazes de pagar.

A compra de uma geladeira nova, por exemplo, só é possível se for parcelada. Não interessa o valor total da compra, não se curvam ao argumento de que pagarão duas ou três vezes o valor do produto.

0
Vitrine com máquinas de lavar-roupa - Marcus Leoni-1/.nov.17/Folhapress

Multiplicar a quantidade de parcelas pelo valor de cada uma delas é uma operação matemática simplesmente ignorada, não interessa, a informação não vai alterar a decisão de compra.

Qual a taxa de juros embutida no valor da parcela? Mais uma informação inútil que não altera a decisão.

Certa vez, perguntaram a uma senhora, prestes a adquirir uma lava-roupa em 24 parcelas, se ela tinha pensado na alternativa de poupar o dinheiro e comprar à vista, pagando muito menos pela máquina. "O senhor nunca encarou um tanque de roupa suja na vida, né?", respondeu a senhora.

A lavadora de roupas custa parcelas mensais de R$ 150 e a libertará do tanque de roupa suja. O tempo que ela despendia na árdua tarefa de lavar roupas será usado na cozinha, com o prazeroso preparo de doces e salgados, cuja venda proverá a renda extra necessária para pagar as parcelas. Quanto pagará de juros, o preço final da máquina, não importa. A libertação do tanque a move e custa apenas R$ 150 por mês.

Muitas pessoas que aderem a consórcios e títulos de capitalização não ganham nada pelo esforço do depósito parcelado e serão punidas se deixarem de pagar. Mas é exatamente essa obrigação que representa para elas o mecanismo de "guardar" dinheiro.

No caso dos consórcios, o consumidor que desistir do contrato terá direito à devolução dos valores pagos, descontadas as taxas e as multas previstas. E, na maioria dos casos, deverá esperar a data final do contrato, meses ou anos, para a devolução do dinheiro. Além disso, deixará de participar dos sorteios mensais, a provável razão pela qual aderiu ao consórcio.

Nos títulos de capitalização, existem períodos de carência que podem chegar a 24 meses, o que impede o resgate do valor depositado. 

A falta de pagamento da parcela impõe algumas punições: suspensão do título, exclusão dos sorteios, recebimento de parte do valor depositado depois de decorrido o período de carência.

Essas amarras e punições parecem funcionar para as pessoas com baixa disciplina que não conseguem guardar dinheiro. Fazem isso porque são obrigadas. 

Além disso, a aversão a perda, de todo o valor depositado ou parte dele, garante o pagamento das parcelas, muitas vezes, em detrimento das reais prioridades do orçamento familiar. Para evitar perdas, continuam pagando, reféns de produtos escolhidos para "guardar" dinheiro.

Procure e descubra a chave, o gatilho, que muda sua programação mental. Sonhe e faça planos para realizar os sonhos, transformá-los em realidade. Encontre o propósito que te move para poupar e seja recompensado pelo esforço.

Feliz 2019!
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.