Marcos Lisboa

Economista, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005, governo Lula)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Lisboa

Embelezamento

Currículos, com seus feitos imaginários, alguns plágios e pouca ciência, tornaram-se tema recorrente nesta terra de bacharéis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O embelezamento de currículos, com seus feitos imaginários, alguns plágios e pouca ciência, tornou-se tema recorrente, e divertido, nesta terra de bacharéis. Pequenas transgressões são particularmente graves quando cometidas por quem tem como dever aplicar a lei.

Melhor explicar alguns fatos que podem constranger candidatos a ministro e turvar currículos. Não existe título de pós-doutorado. Isso é nome de fantasia que impressiona os incautos.

Existem escolas profissionais que ensinam técnicas para seus alunos, como engenharia ou medicina. Nos melhores programas de doutoramento, por sua vez, os alunos se dedicam a uma área de pesquisa e devem demonstrar um novo resultado relevante.

Kassio Nunes Marques, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no STF
Kassio Nunes Marques, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no STF - TRF 1ª Região

A maioria dos recém-doutores, porém, não consegue emprego nas boas instituições de ensino. Alguns acabam optando por trabalhar, depois de formados, sob a tutela de um professor mais experimentado. Essa afiliação temporária é denominada de pós-doutorado. Trata-se de uma pinguela, não de uma condecoração por mérito.

Além disso, títulos são pouco relevantes na boa academia, no máximo um indício para avaliar o candidato com atenção. O que interessa é a sua produção intelectual.

Freeman Dyson foi um notável físico. Gentil, com raciocínio incrivelmente rápido e irrequieto, ele contribuiu em diversas áreas, em geral na contramão da visão convencional.

No fim da Segunda Guerra, a teoria quântica de campos, que surgiu da união da mecânica quântica com a relatividade restrita, tinha problemas conhecidos, como valores infinitos em vários casos.

Em 1948, dois jovens físicos, Feynman e Schwinger, apresentaram para uma plateia com os melhores pesquisadores da área, incluindo alguns prêmios Nobel, suas tentativas, aparentemente díspares, de tratar as dificuldades.

O físico e matemático Freeman Dyson, em 2015
O físico e matemático Freeman Dyson, em 2015 - IAS

Feynman utilizava estranhos diagramas; Schwinger, uma complexa matemática. Ambos foram recebidos com ceticismo e críticas. Um físico japonês, Tomonaga, propôs abordagem similar à de Schwinger.

Pouco depois, Dyson, com 25 anos, esclareceu a confusão. Ele compreendeu que as abordagens eram equivalentes e mostrou que davam conta das dificuldades.

Feynman, Tomonaga e Schwinger receberam o prêmio Nobel. Alguns acreditam que Dyson deveria ter sido agraciado. Ele mesmo, porém, ressaltava que o candidato a jovem Einstein era Feynman. “Sou um resolvedor de problemas em vez de um criador de ideias.”

Dyson recebeu, desde cedo, muitos dos principais prêmios e honrarias da profissão. Com apenas 29 anos, tornou-se professor vitalício do célebre Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Freeman Dyson não se deu ao trabalho de obter um título de doutorado.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.