Marcos Augusto Gonçalves

Editor da Ilustríssima, formado em administração de empresas com mestrado em comunicação pela UFRJ. Foi editor de Opinião da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Augusto Gonçalves

Escalada autocrática de Chávez desaguou na farsa de Maduro

Venezuelano patrocina reeleição ilegítima e enfrenta redobrada resistência internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de uma fase de medidas financiadas pela alta dos preços do petróleo que resultaram em inegável melhoria das condições de vida do povo venezuelano, o regime de Hugo Chávez degringolou. Não era difícil perceber que o roteiro acabaria levando a experiência bolivariana do país vizinho ladeira abaixo. Foi o que aconteceu. 

Com o passar do tempo vieram o aparelhamento do setor público por apaniguados, a forte presença militar no controle do Estado e de estatais, o inchaço da administração, a demonização da livre-iniciativa, a ineficiência generalizada, a escalada da corrupção, o descontrole da inflação e a mais grave crise econômica da história do país.

A trajetória autocrática de Chávez veio a desaguar na farsa de Maduro, caricatura acabada do estúpido ditador populista “anti-imperiealista” latino-americano  —que não viu Jesus na goiabeira, mas assegura ter encontrado o antecessor sob a forma de um passarinho.

Agora, depois de reprimir violentamente manifestantes, golpear instituições e encher cadeias com presos políticos, o patético líder Venezuelano patrocina uma reeleição ilegítima e enfrenta redobrada resistência internacional

A crise é gravíssima e acumulam-se as nuvens carregadas da ameaça de uma intervenção externa, o que seria um desastre para a região. É difícil imaginar como a racionalidade poderia prevalecer, mas, ou as forças de oposição e do governo organizam uma saída negociada, ou pode-se esperar pelo pior. 

Acompanhando esse quadro deplorável não há como não pensar nas resistências do PT em assumir, antes, durante e mesmo agora, depois da campanha eleitoral, uma atitude firme em defesa da democracia na Venezuela. Com críticas lacônicas aqui e ali, o partido, em sua ambiguidade diante de questões relativas à “democracia burguesa”, apenas reforça os argumentos da ultradireita que ora esfrega as mãos com a perspectiva de promover a seu modo a derrubada de Maduro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.