Marcus André Melo

Professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcus André Melo
Descrição de chapéu
Rússia

Por que as democracias do Leste europeu enfrentam percalços?

Legado autoritário e hegemonia regional autocrática explicam vicissitudes da democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montesquieu referiu-se ao "império das planícies" para explicar o despotismo da "Moscóvia à Grande Tartária". O diagnóstico continua atual: o Leste Europeu, e adjacências, com raras exceções, caracteriza-se por regimes iliberais, muitos com traços sultanísticos.


O surgimento da democracia como arranjo institucional assumiu a forma de ondas: a primeira delas (1820- 1922) envolvendo 29 países; a segunda (1945- 1962), 36. Só na terceira (1974- 2000) alcançou o Leste Europeu e os Balcãs; processo acelerado pela dissolução da União Soviética, em 1991. A menos traumática foi a absorção da Alemanha Oriental na nova Alemanha unificada. No outro extremo, a Belarus permanece bastião autocrático.

O presidente russo Vladimir Putin celebra o oitavo aniversário da anexação da Crimeia - Mikhail Klimentyev - 18.mar.22/AFP


Em nenhum dos países do Leste Europeu ocorrera alternância no poder em eleições competitivas e pacíficas na história pré 1991. Eis o padrão comum à região com pequenas variações: monarquias autoritárias (califados), ditaduras militares, regimes comunistas. No pós-guerra, as manifestações democráticas nos países com vida parlamentar pregressa e de maior renda (Alemanha,1953; Hungria, 1956; Checoslováquia, 1968) enfrentaram os tanques soviéticos.


A literatura sobre democratização aponta para o papel da renda e da experiência pretérita com regimes competitivos como os mais robustos preditores da transição (sobrevivência) para a democracia.
Como afirma Przeworski "a democracia é um bem de luxo": a demanda por esse tipo de regime aumenta com a renda. Sim, há exceções entre os países com renda excepcionalmente elevadas (Singapura, países árabes).


A Rússia é "petro-state" de renda média alta (US$ 29 mil). Aqui é o conhecido padrão de ‘maldição de recursos naturais’ onde o timing é tudo: apenas quando a descoberta de reservas ocorre em um país já democrático (Reino Unido, Noruega, EUA) seu impacto não é devastador. Do contrário, a disputa assume a forma de conflitos redistributivos intensos, desestabilizadores.

O iate Solaris, propriedade do oligarca russo Roman Abramovich, também dono do clube de futebol Chelsea - Savo Prelevic - 12.mar.22/AFP


A primeira década russa foi excepcionalmente turbulenta pela dupla transição: para a economia de mercado e para a democracia, que foi abortada. A única eleição relativamente livre na história do país, em 1995, foi marcada pelo vale tudo. O abuso de poder subsequente do país levou à perda, em 2004, do status de país livre, no ranking da Freedom House.


Sob Putin desde então o país permanece uma autocracia, que utiliza a mesma narrativa para justificar a tomada de áreas estratégicas e com reservas de petróleo e gás: a expansão da Otan. Causa espécie que alguns analistas recorram a ela —mera peça discursiva do autocrata— como "evidência" de que seja a justificativa de suas de suas ações predatórias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.