Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Eleições 2018

Estabilidade perversa

A gestão da pandemia tornou a crise crônica; uma agonia que será prolongada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No domingo (23), depois de desfilar com um séquito de motoqueiros pela zona sul do Rio de Janeiro, o presidente declarou a uma aglomeração de adoradores que “estamos no final de uma pandemia, se Deus quiser”.

No dia seguinte e no mesmo tom, o ministro Paulo Guedes discorreu nesta Folha sobre a recuperação da economia brasileira, que “surpreenderá o mundo”. Falou também de seus planos para este ano, repetindo velhos objetivos que não saíram do papel: reforma administrativa, reforma tributária e privatizações.

Acenou também com nova versão do Bolsa Família, financiada mediante a venda de estatais —o que, para variar, ainda está por ocorrer. Para o clarividente doutor, a pandemia parece que já se aproxima do fim e seu legado trágico não requer atenção especial.

Nada mais fantasioso. Como observou dias atrás o economista Ricardo Paes de Barros (Insper-SP) ao jornal Valor, a gestão da pandemia tornou a crise crônica; uma agonia da qual só se sabe que será prolongada.

Sem coordenação nacional, com o combate ao vírus descentralizado nos governos subnacionais, além de sabotado pelo Planalto e o Ministério da Saúde, chegou-se a uma perversa estabilidade. Na melhor das hipóteses, a taxa de transmissão da Covid segue há muito tempo em torno de 1 —ou seja, em média uma pessoa repassa o vírus para outra— sem redução significativa que permita de fato a volta à normalidade imaginada pelo ex-capitão e seu ministro. Emenda-se uma onda na seguinte e assim sucessivamente com tantas quantas se formarem.

A continuidade da epidemia em patamar alto não cobra apenas a exorbitância das mortes evitáveis —como se já não fosse pouco. Agrava desigualdades de todo tipo, pois a capacidade de adaptação às novas circunstâncias varia na proporção direta da renda, do local de residência, do tipo de atividade e mesmo da cor da pele. Algumas brechas ampliadas na pandemia —como vem ocorrendo com o ensino básico— terão efeitos a perder de vista e difícil reparação.

Desastres sociais deste porte costumam abrir espaço para lideranças políticas prontas a explorar o mal-estar difuso para concentrar poder pessoal. É o caso de alguns dos populismos contemporâneos. Não está claro que será esse o destino do país. Ao populista do Planalto faltam interesse pelos assuntos de governo e discernimento para escolher colaboradores com sentido de realidade. Até o mais vocacionado dos autocratas precisa fazer mais do que promover desfiles de motos aos domingos, aglomerar fanáticos, tuitar contra seus inimigos e esperar que Deus o ajude a acabar com a pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.