Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Consumidor espera providência exemplar contra abusos nos preços dos combustíveis

Foi vergonhoso o que houve nos postos na virada do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi vergonhoso o que houve no mercado de combustíveis na virada do ano. Postos, em diversas regiões do Brasil, aumentaram os preços de uma hora para outra. Uma das razões seria a suposta volta da cobrança de tributos federais. Temor infundado, porque o governo federal publicou, nesta segunda-feira (2), MP (Medida Provisória) que prorroga essa desoneração até, pelo menos, 28 de fevereiro próximo.

A medida do governo anterior perderia efeito no último dia 31 de dezembro. Sindicatos de varejistas acusaram as distribuidoras de subir os valores cobrados dos postos. Vários Procons passaram a monitorar os postos, e alguns até foram autuados.

O novo ministro da Justiça, Flávio Dino, disse ter determinado ao secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, apuração dos aumentos, que considerou "irrazoáveis e imoderados, sem razão objetiva".

Frentista abastece carro em posto de combustível de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

Foi um aperitivo da forma como os consumidores costumam ser tratados no Brasil, com o mais absoluto desrespeito. É o que ocorre, por exemplo, quando os juros da Selic, taxa básica da economia, sobem sob a alegação de combater a inflação. Aumentam rapidamente, mas demoram a cair no crediário quando há cortes na mesma Selic.

O ministro da Justiça conhece muito bem as relações de consumo, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e o desrespeito às suas normas. A resposta dada aos postos e distribuidores que elevaram preços será uma sinalização clara ao mercado. Se os abusos custarem caro, ficará evidente que o consumidor terá mais força nesta gestão. Se ficar tudo por isso mesmo, o cidadão continuará tendo de correr atrás dos Procons, dos Juizados Especiais Cíveis, das Agências Reguladoras e da Justiça Comum para fazer valer seus direitos.

Certamente as novas autoridades da Justiça e da Defesa do Consumidor compreendem que os mais pobres e vulneráveis têm grande dificuldade de cobrar seus direitos. Então, a defesa dos direitos do consumidor pode, e deve, ser um dos fatores de redução da desigualdade no Brasil.

E o SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), que congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades civis de defesa do consumidor, que atuam articulados à Senacon, tem todas as condições para equilibrar a balança de consumo, que pende sempre para o lado mais forte, ou seja, o do fornecedor de produtos e serviços.

Igualdade também começa nas relações de consumo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.