Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Todas Folhajus

Para rechear os cofres, estados prestam desserviço ao consumidor

Classe média terá de continuar pagando plano de saúde, escola particular e seguro do carro, além de uma grande alíquota em serviços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando começaram as discussões sobre a reforma tributária, havia poucas certezas, e uma desconfiança: que, de alguma forma, por algum motivo, o consumidor pagaria mais pelos produtos e serviços.

Antes mesmo da regulamentação do que foi aprovado pelo Congresso Nacional no final do ano passado, 10 estados e o Distrito Federal correram para aumentar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Isso deverá encarecer alimentos, roupas, calçados e medicamentos, dentre outros produtos.

Esses 10 estados são: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.

Congresso promulga reforma tributária com a presença do presidente Luiz Inacio Lula da Silva
Rodrigo Pacheco exibe texto da reforma tributária aprovada pelo Congresso - Gabriela Biló - 20.dez.2023 / Folhapress

É bem provável, também, que o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), tenha no Brasil a maior alíquota do mundo: 27,5%.

O IVA brasileiro será no modelo dual, com CBS (Contribuição de Bens e Serviços), tributação federal – substituta do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)– e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), estadual e municipal – em lugar do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do ISS (Imposto sobre Serviços).

Ou seja, a classe média continuará tendo de contratar planos de saúde e escolas particulares; pagará seguro automotivo para evitar prejuízo em caso de roubo ou acidente; pedágio para usar rodovias, e arcará com uma super alíquota nos produtos e serviços.

Muda a tributação, portanto, que se torna mais racional e menos burocrática, simplificando o processo, mas não muda a sanha arrecadadora dos entes públicos. O sonho de todos os governantes —ou de quase todos— é receber uma montanha de dinheiro na forma de impostos, taxas e contribuições, para continuar no poder, por meio de obras e de benesses diversas.

O IVA será tão elevado porque os parlamentares embutiram inúmeras exceções na reforma. E porque o estado brasileiro é caro, ineficiente e perdulário. As consequências são terríveis: a economia cresce um pouco, depois cai e fica estagnada. A geração de novos postos de trabalho ocorre em grande parte na economia informal, e esse círculo vicioso não se altera.

Os resultados aparecem nas lojas, supermercados, farmácias e feiras livres. O consumidor compra bem menos do que deseja e necessita, porque não há renda para bancar produtos e serviços caros. Quando avança o sinal com o cartão, colide com o crédito rotativo, e se torna mais um devedor entre milhões.

Remédios mais caros (pois terão, nos estados que aumentaram o ICMS, reajuste adicional além do anual), dificultam ainda mais os cuidados com a saúde. E isso fica bem pior para os que já passaram dos 60 anos, geralmente aposentados, que não têm condições de adquirir tudo o que é prescrito pelos médicos. Esse cenário será mais desafiador quando as mudanças climáticas, com eventos extremos, impactar, negativamente, a produção de alimentos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.