Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Todas Folhajus

Redobre os cuidados para comprar carros e imóveis pela internet

Jamais aceite pagar antecipado antes de ter acesso ao bem e também a documentos que comprovem a negociação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vale a pena comprar ou alugar imóveis, automóveis e outros bens de maior valor monetário pela internet?

Sempre que ouço essa pergunta, sou obrigada a responder ‘depende’, o que parece me colocar em cima do muro. Mas depende, sim, de uma série de fatores, como familiaridade com negócios online, perfil mais ousado ou conservador e as referências e garantias oferecidas pelo vendedor.

No caso do imóvel, há questões básicas, como saber se as fotos e vídeos são mesmo da casa ou apartamento, assegurar-se que o bem não esteja alienado, não tenha débitos escondidos, não esteja penhorado etc. E até mesmo se pertence mesmo ao suposto dono.

Caixas de papelão com objetos separados para mudança de casa
Pesquisar dados do imóvel ou do carro pela internet e fazer uma visita para ver o bem pode ser a melhor combinação na hora da compra ou aluguel - Adobe Stock

Mesmo no aluguel de casas, especialmente em período de veraneio, os golpes se avolumam. A família escolhe o imóvel, paga o valor solicitado, e ao chegar ao endereço, fica sabendo que a casa nem estava para alugar. Um golpista montou o anúncio e desapareceu. Ou a casa foi alugada para várias famílias no mesmo período, o que já foi bem explorado em comédias cinematográficas.

Sugiro, então, uma compra (ou aluguel) híbrida, ou seja, faça a pesquisa pela internet, mas vá até o imóvel desejado, solicite documentos que comprovem a propriedade e a negativa de débitos. Converse com vizinhos para saber se há problemas frequentes como enchentes, se a região é violenta, enfim, informe-se sobre o entorno da casa ou do apartamento que pretenda comprar.

Da mesma forma, compare as ofertas de veículos que lhe interessam, os preços, as condições técnicas, as garantias mecânicas e etc. Mas exija ver o veículo ao vivo e em cores antes de fechar negócio.

Se tiver um perfil de consumidor mais arrojado, e acreditar em compras a distância, ao menos procure sites confiáveis, que ofereçam mais garantias relativas ao produto adquirido. Jamais aceite fazer pagamentos antes de ter acesso ao bem adquirido e documentos que comprovem o negócio em cartório.

Também não acredite em preços muito inferiores à média do mercado. Milagres não costumam acontecer nas relações comerciais.

Quanto mais documentos, anúncios, garantias e opiniões tiver, maior será sua proteção contra golpes. Isso vale, também, para leilões. Quando são realizados por bancos ou pela Receita Federal, a segurança é bem maior. Há boas ofertas, e o consumidor tem mais convicção de que não será ludibriado.

Normalmente, golpes estão associados a pechinchas inacreditáveis. Nas quais, aliás, ninguém deveria acreditar mesmo. A ânsia de levar vantagem geralmente está associada a grandes perdas. Não se precipite, e compre com toda a segurança possível e imaginável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.