Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Eleições 2018

Imprensa golpista ou comunista?

Caça a jornalistas tem tido capítulos cada vez mais grotescos

Nem precisa regular a imprensa ou ter golpe militar, a caça aos jornalistas e a pessoas que se manifestam de forma contrária a certos candidatos tem tido capítulos cada vez mais grotescos. 

Nesta semana, as informações pessoais de uma jornalista mineira foram divulgadas na internet. Confundida com um dos autores da reportagem sobre as ameaças de Jair Bolsonaro a sua ex-mulher, ela e a mãe vêm sofrendo represálias e estão apavoradas. A mesma coisa tem acontecido com mulheres que participam da campanha #elenão

Os eleitores do candidato não se cansam de transformar a caixa de comentários de reportagens e artigos de opinião numa pocilga. Tudo o que os desagrada é considerado fake news, ainda que não passem da manchete ou não tenham capacidade de interpretar o que leem. Isso quando não tentam fazer da vida dos profissionais um pequeno inferno com suas ofensas e intimidações em posts das redes sociais. 

Não apenas a direita sectária tem esse tipo de comportamento de instigar ódio em relação aos jornalistas e aos veículos de imprensa. Os blogs sujos bancados com dinheiro público durante os anos de governo petista, se não inauguraram, intensificaram a patrulha, perseguindo profissionais com textos mentirosos e sensacionalistas. Eu mesma já fui pauta desses jornalecos e, mais recentemente, passei a ser alvo também dos bolsominions. 

O Partido dos Trabalhadores, de um lado, Jair Bolsonaro e os Bolsofilhos, do outro, têm culpa nesse clima de desconfiança que se instaurou. Só precisam decidir se a imprensa é golpista ou comunista. 

Questionar o trabalho jornalístico é um direito de todos. Há, inclusive, meios legais para isso. Jogar a opinião pública contra a imprensa, além de não ser uma atitude nada democrática, é um caminho que pode facilmente descambar para a violência. Alguém duvida que essa onda de ódio não vai acabar bem?
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.