Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Os homens que lutem

O que as mulheres querem num relacionamento? A série 'Sex Life', da Netflix, traz algumas respostas, mas nem todo mundo vai se encontrar nelas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A série "Sex Life", da Netflix, virou assunto entre amigas e desconhecidas. Um tanto pelo nu frontal do ator Adam Demos, que interpreta Brad, mas principalmente porque muitas se viram retratadas na história da protagonista Billy: "uma mulher casada e mãe de dois filhos não consegue parar de pensar no passado tórrido com o ex". Billy seguiu um roteiro que as novas gerações conhecem bem, curtiu muito a vida, teve inúmeros parceiros sexuais, sofreu por amor, até que encontrou um cara para "casar" e abriu mão de parte de sua personalidade para se encaixar no perfil de boa esposa.

Ganhou um marido certinho, bem-sucedido, bom pai, bom marido e a garantia de uma vida tranquila, mas muito chata e monótona. Billy começa a questionar as suas escolhas, o que fatalmente acontece quando fazemos concessões demais para seguir o roteiro da vida adulta que, às vezes, parece ser um só: casar, ter filhos, investir só na carreira, fazer sacrifícios pessoais, aposentar o modo "living la vida loca", viver casamentos mornos. Então, passar o restinho da existência, cansada, e a maior parte do tempo insatisfeita.

Em um ambiente de luz azul, um homem e uma mulher estão de perfil olhando uma para o outro. Ela está encostada em uma parede e ele leva uma das mãos na altura do pesçoco dela.
Cena da série "Sex Life", da Netflix - Amanda Matlovich/Netflix/Divulgação

Ok, fizemos algumas conquistas nas últimas décadas e de certa forma avançamos um pouco na teoria "mulher deve ser o que ela quiser". Talvez você assista a "Sex Life" e se pergunte, afinal, o que as mulheres querem? Tudo. Sim, tudo. E até pouco tempo isso não parecia possível. À medida que tentamos nos encaixar em todos os espaços que ocupamos, entendemos que não queremos nada pela metade porque nunca fizemos nada pela metade.

Assumimos mais responsabilidades pela casa, pelos filhos, por fazer o casamento dar certo, sempre estivemos disponíveis para o sexo, bonitas e gostosas, estudamos, trabalhamos, vencemos na vida, mas muitas de nós ainda toleram traições, falta de amor, de carinho, de atenção. Ou relações sem paixão, sem vigor, sem beijo na boca, sem romantismo, sem emoção.

Ainda aceitamos ser mais ou menos felizes quando o assunto é casamento, relacionamento, sexo. Billie, de "Sex Life", parece não querer ser mais ou menos feliz, mais ou menos satisfeita sexualmente. Nem ela nem um batalhão de mulheres que fez da série um sucesso. Casar, ter filhos, assumir cargos importantes, não deveria mudar nossa essência. Eu já tentei adaptar o guarda-roupa ao gosto do freguês, deixei de sair, de dançar, de ser a pessoa que eu mais gostava de ser porque acreditava que a vida adulta e relacionamento sério exigiam outra postura. Demorei a perceber o quanto boicotava a minha felicidade ao me distanciar do meu verdadeiro eu.

O que as mulheres querem num relacionamento? "Sex Life" traz algumas respostas, mas nem todo mundo vai se encontrar nelas. Não sei qual malabarismo a personagem fará para conseguir o quer. Cada uma de nós precisa achar seus próprios caminhos e ser fiel a eles. A relação mais importante e duradoura que teremos na vida será sempre conosco.

O que me parece claro é que a baboseira de que casamento vira parceria, amizade, que fica morno, que o sexo rareia, é uma sentença cada vez mais questionada pelas mulheres, para terror da sociedade inteira. O que uma mulher quer? Ser amada, desejada, elogiada. Quer sentir o coração bater, a pele arrepiar, as borboletas darem cambalhota no estômago. Quer romance, diversão, emoção. Quer amor e sexo. Às vezes, só amor. Nem sempre sexo com amor.

Os homens que lutem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.