Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Juíza de SC adota o método Damares em caso de aborto

Ela protagonizou uma das cenas mais grotescas da história deste país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nada justifica separar da mãe uma criança de 11 anos, vítima de estupro. Não há fundamento para que a Justiça tenha mandado a menina para um abrigo e negado o direito ao aborto. A única explicação para a atrocidade que aconteceu em Santa Catarina nesta semana é o legado deixado pela ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O caso revelado pelo Intercept mostra que o filme de terror que já havia começado pela violência sexual ganhou crueldade. O hospital negou o procedimento, a promotora Mirella Dutra Alberton pediu que a menina fosse para uma instituição, medida acatada pela juíza Joana Ribeiro Zimmer, que ressaltou a importância de "proteger o bebê".

Já vimos esse filme. Em 2020, reportagem da Folha mostrou que a então ministra agiu nos bastidores para impedir que uma capixaba de 10 anos fosse submetida a um aborto. O nome da criança foi vazado, os responsáveis, achacados, perseguidos, ameaçados. Como a história do Espírito Santo, a de Santa Catarina ganhou repercussão e deixa evidente que a ação de Damares validou que autoridades atropelem o Estado de Direito por crenças pessoais. Duvido que sejam casos isolados.

A juíza Joana Ribeiro Zimmer protagonizou uma das cenas mais grotescas da história do país. Na audiência com a criança, perguntou se ela queria escolher o nome do bebê, tratou o estuprador como "pai", pressionou a menina a aguentar "mais um pouquinho" a gestação para que ela não visse o "bebê" ser tirado de sua barriga e ficasse agonizando até morrer. Isso é tortura psicológica.

O que aconteceu com a juíza? Foi transferida. O que vai acontecer com essa criança? Teve a vida destruída pela caneta do Estado, empunhada por gente que adota o "método Damares" para cometer injustiças porque acredita que o país deveria ser uma teocracia. Se você viu "O Conto de Aia", digo uma coisa: not under my eyes.

Juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina.
A juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina - Solon Soares/Agência Alesc

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.