Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Democratização da nudez feminina

É preciso desafiar a ordem que se ditava natural do desrespeito diante de pouca roupa e garantir a liberdade das mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Peito de fora na Marquês de Sapucaí já foi ousadia. Luma de Oliveira, Monique Evans, entre outras, colocaram na TV aquilo que é proibido até hoje nas redes sociais. Tapa-sexo garantiu pontos a menos às escolas que desafiaram restrições e bancaram suas musas com minúsculos pedacinhos de tecidos para driblar as regras da Liesa (Liga das Escolas de Samba do Rio), que proibia genitálias desnudas. A regra foi estabelecida depois que Enoli Lara desfilou com o corpo coberto apenas de tinta, em 1988. Toda nudez foi castigada e as agremiações que insistiram no tapa-piriquita, penalizadas.

Destaque em desfile da Mancha Verde, no Anhembi - Rubens Cavallari/Folhapress

O mundo sempre dá um passo atrás antes de dar dois à frente. O Carnaval encaretou, mostrar o peito parecia coisa dos anos 1990, a revista Playboy entrou em decadência, tivemos um vácuo de novidades. A novidade veio dar na rua. No Carnaval é proibido proibir. Quando Marina Lima cantava lá nos anos 1980, "não demora agora, todas de bundinha de fora", nem imaginava que falaria mais do que sobre o verão, mas também do figurino que invadiu ruas, festas e bailes, em vários cantos do país.

Começou timidamente há uns sete ou oito anos em blocos alternativos no centro do Rio de Janeiro, frequentados por artistas, jornalistas e toda sorte de pessoas de humanas. Só em 2023, as mulheres conquistaram plenamente o direito de tirar a roupa no Carnaval, como sempre fizeram os homens descamisados. Os tapa-mamilos, maiôs cavados, derriéres desnudos, viraram uniforme oficial do Carnaval pós-pandemia, pós-Bolsonaro, pós-pesadelo dos infernos.

Democratizar a nudez feminina é mais do que extravasar a sensualidade em dias de festa, é desafiar a ordem que se ditava natural do desrespeito diante de pouca roupa, é estabelecer barreiras invisíveis do limite entre a paquera e o assédio. É sobre novos códigos que passam a determinar as relações no século 21. É sobre liberdade para as mulheres.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.