Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu atletismo África

Sem Kelvin Kiptum, maratonas ficam mais tristes e sub-2h mais distante

Fenômeno queniano, morto em acidente de carro, nos fez sonhar com a quebra da marca mágica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Por que quenianos são tão incríveis em provas de longa distância como a maratona? Estudos científicos mostram que é uma combinação de fatores: genética, nutrição, condições geográficas como altitude e estilo de vida —se o Brasil é o país do futebol, o Quênia é o da corrida.

Nos últimos 20 anos, seis quenianos e um etíope quebraram recordes mundiais de maratonas no masculino. Um ponto que fascina quem gosta de corrida é pensar quando uma marca mágica que faria um atleta alcançar a imortalidade esportiva será batida: completar uma maratona abaixo de duas horas. O desafio insano significa percorrer 42.195 metros em ritmo médio de 2min50/km, algo que a maioria de nós, mortais, sustenta por pouquíssimos minutos.

Eliud Kipchoge ao vencer a maratona de Berlim em 2022, com tempo recorde de 2h01min09 - Tobias Schwarz/AFP

Ué, mas em 2019 Eliud Kipchoge não se tornou o primeiro do planeta a conseguir o feito? Sim. A lenda queniana percorreu a distância em 1h59min40. Mas como não foi em prova oficial e sim em um projeto feito para a quebra da marca —com tênis personalizado, rodízio de coelhos (atletas que ditam o ritmo), carro com laser projetando o pace—, apesar de surpreendente, não contou como recorde para a World Athletics, federação internacional do esporte.

Por anos, Kipchoge foi o favorito a conseguir a façanha em uma prova. Chegou perto em 2022, com o recorde mundial de 2h01min09. Recentemente, havia surgido outro candidato, desses fenômenos que aparecem uma vez por geração: o compatriota Kelvin Kiptum.

No domingo (11), a notícia de que Kiptum, de 24 anos, morreu em um acidente de carro no Quênia que vitimou também o treinador, chocou. Em menos de um ano, Kiptum venceu as três maratonas que disputou. Em 2022, se tornou o estreante mais rápido da história, com o tempo de 2h01min53, em Valência. No ano passado, bateu o recorde do percurso de Londres em 2h01min25. Em Chicago, o recorde mundial em 2h00min35, tirando impressionantes 34s da marca de Kipchoge. Fez todo mundo sonhar. Seria ele o primeiro a conseguir o sub-2h?

Muitos acreditavam que sim. Ele negativou maratonas, que no jargão da corrida é fazer a segunda parte mais rápido do que a primeira. Tinha a estratégia de treinar muito, passando às vezes de 300km por semana, volume gigantesco até para a elite. Um amador treinando para maratona corre algo entre 50km e 100km semanais, dependendo do condicionamento e objetivo.

Kelvin Kiptum ao vencer a maratona de Chicago, em 2023, com 2h00min35 - Patrick Gorski/USA Today via Reuters

Com esses resultados de Kiptum, cientistas refizeram cálculos que previam que o sub-2h viria por volta de 2032. Em condições perfeitas, quem sabe já em abril, quando correria em Roterdã, mesmo não sendo a mais visada para recordes, como Berlim. Ou, talvez, nos próximos três anos.

Agora, a expectativa fica em suspenso. Se olharmos os 50 primeiros no ranking mundial, os únicos com tempo abaixo de 2h03min são Kipchoge, Kiptum e o etíope Sisay Lemma. Recordes foram baixando alguns segundos ao longo dos anos.

De quando o brasileiro Ronaldo da Costa foi o mais rápido do mundo, em Berlim, em 1998, com 2h06min05, até o atual recorde de Kiptum, foram 25 anos para cortar 5min30. A evolução esportiva ajuda —tênis, nutrição, treino físico e mental. Mas, como a preparação leva meses, os melhores do mundo normalmente disputam só duas provas por ano.

Aos 39, Kipchoge fará a maratona de Tóquio, no dia 3, com o mundo da corrida atento a seu desempenho. Daquela terra fértil em talentos sairão fenômenos do nível dele e de Kiptum.

Mas é triste a partida precoce do queniano e imaginar o tamanho dos feitos que poderia alcançar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.