Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu desigualdade de gênero

Irlanda vai às urnas em plebiscito histórico no Dia da Mulher

Em vez de flores, ações; os irlandeses e o avanço em questões de igualdade de gênero

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na próxima sexta-feira (8), os irlandeses decidem, através de dois plebiscitos, se querem mudar sua Constituição. A data escolhida, Dia Internacional da Mulher, não é à toa.

A primeira consulta popular propõe ampliar o conceito de "família", hoje restrito a quem é casado. E acrescentaria a frase "seja no casamento ou em outras relações duradouras". A segunda busca retirar uma frase antiquada que diz que: "focando sua vida nos afazeres da casa, a mulher apoia o Estado e, sem isso, o bem comum não pode ser alcançado", e adicionar um trecho reconhecendo que a função de cuidar é de toda a família, não só delas.

A Irlanda é um país progressista. Em 2015, se tornou a primeira nação do mundo a legalizar o casamento gay e, em 2018, o aborto, também por voto popular. Há poucas décadas, as irlandesas não podiam comprar preservativos nem se divorciar, a evolução foi rápida. No Relatório Global de Igualdade de Gênero 2023, do Fórum Econômico Mundial, aparece em 11° lugar entre 146 países —o Brasil é 57°.

Atualizar uma Constituição feita em 1937, inspirada em uma doutrina católica que restringia a mulher a um papel doméstico e com uma função social diferente da dos homens, seria um grande reconhecimento. Pesquisas de opinião sugerem que a maioria vai votar a favor das mudanças.

Irlandesas comemoram resultado do referendo sobre aborto, em 2018 - Clodagh Kilcoyne - 26.mai.18/Reuters

No entanto, mesmo em países que lutam por igualdade de gênero, o atraso na história gerou desigualdades que levarão anos para serem eliminadas. Mulheres acumulam tudo: carreira, responsabilidades com filhos, lar, deixando de cuidar de si próprias. Isso, claro, afeta também a prática de esportes.

Há várias pesquisas sobre a relação entre gênero e atividade física. Um estudo realizado por pesquisadores do Sports Medicine Research Institute, da Universidade de Kentucky, e do King's College de Londres, encomendado pela marca esportiva Asics no ano passado e analisando 25 mil pessoas em mais de 40 países, revelou que mais da metade das mulheres em todo o mundo está desistindo ou parando de se exercitar. Para 74% das entrevistadas, a principal barreira é a falta de tempo, contra 34% dos homens. Além disso, 61% das mães citaram a maternidade como o maior motivo pelo qual interromperam a prática esportiva.

Quem faz exercício sabe o quanto o esporte melhora nosso bem-estar, diminuiu o stress, nos deixa mais felizes e confiantes. Olhando para o alto rendimento, os Jogos Olímpicos de Paris-2024 serão os primeiros a alcançar a paridade total de gênero, finalmente. Muitas das medalhas do Brasil devem vir da talentosa geração de atletas mulheres.

Um ponto bem legal sobre o que vem acontecendo nos últimos anos na Irlanda é que as mudanças vieram do desejo do povo. Esses plebiscitos foram possíveis graças ao trabalho da Assembleia dos Cidadãos, grupo de pessoas comuns que representam a população e se reúnem para debater temas de interesse nacional e fazer recomendações ao governo.

Diferenças à parte —tanto no nível de desenvolvimento quanto no tamanho, pois a Irlanda tem cinco milhões de habitantes, menos da metade da cidade de São Paulo—, o Brasil poderia se inspirar nas lições que os vizinhos aqui do Reino Unido aprenderam.

A população tem mais poder do que imagina; e representatividade e igualdade importam —no papel e na prática. O momento para as consultas populares da semana que vem é simbólico. Uma bela conquista para o Dia Internacional da Mulher, não só para elas, mas para toda a sociedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.